Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 09:12
Por: João Negrão, de Brasília

    Imprimir


Cuiabá está entre as prioridades da direção nacional do PSDB com vistas a 2012. A garantia foi dada pelo deputado federal Sérgio Guerra, presidente reeleito do diretório nacional tucano, ao deputado estadual Guilherme Maluf, presidente do PSDB de Cuiabá. Maluf esteve nesta quinta(2) em Brasília para conversar com Guerra. A reunião aconteceu na sede do diretório nacional.

A direção nacional do PSDB já avisou que o partido irá priorizar as principais Capitais brasileiras em seu projeto de reestruturação partidária e dentro das pretensões eleitorais da legenda, com vistas a 2014.

O senador Aécio Neves, ex-governador de Minas Gerais, tornou-se a principal liderança tucana, depois de garantir a composição de um diretório alinhado e afastar as pretensões de José Serra.

Agora, dentro de seu projeto político, o partido está se empenhando para ganhar eleições nas principais Capitais e alavancar sua candidatura nos Estados mais fortes. Como Cuiabá é Capital de um Estado com pouca densidade eleitoral, temia-se que não figurasse nas prioridades da direção nacional tucana.

“Nós definimos que serão priorizadas as principais capitais, mas também aquelas que governamos. No caso de Cuiabá, o partido elegeu o prefeito e estamos na administração. Então é um caso compulsório: será nossa prioridade sim”, afirmou Guerra.

O PSDB ganhou fôlego depois da reeleição de Guerra para a presidência nacional, sob as bênçãos do senador Aécio Neves, que ganhou a queda-de-braço com José Serra. A luta dos tucanos foi apaziguada com a destinação para Serra da presidência do conselho político, um colegiado que tem mais função consultiva.

Na disputa interna, Serra queria a presidência do Instituto Teotônio Vilela (ITV), entidade auxiliar do partido e elaboradora da condução política e ideológica partidária. O ITV tem autonomia administrativa e financeira, permitindo ao dirigente se movimentar pelas instâncias partidárias e se construir como uma alternativa eleitoral, tudo que Aécio não queria para Serra, já que ambos estavam na disputa pela indicação para a candidatura a presidente da República em 2014. Aécio conseguiu emplacar no ITV o ex-senador Tasso Jereissati, seu aliado e escanteou Serra.

Com novo fôlego, agora Aécio e Guerra trabalham para reerguer o PSDB nos Estados onde perdeu terreno desde as eleições de 2002. Mato Grosso é um deles. Mas por conta de sua pouca densidade eleitoral, tem sido relegado a último plano.

A missão de Maluf foi de reforçar o que o presidente regional Nilson Leitão já fez perante Aécio Neves em contato recente: que é importante reerguer o partido em Mato Grosso. E Maluf mostrou a Guerra justamente que essa reerguida passa por pela disputa à Prefeitura de Cuiabá.

Guerra concordou com a avaliação e sugeriu a Maluf que, junto com o presidente regional Nilson Leitão, discuta e elabore uma estratégia para recuperação do partido em Mato Grosso. “O presidente Guerra me deu sinal totalmente verde para trabalhar a minha candidatura e nós vamos fazer de tudo para a partir de Cuiabá contribuir para reestruturar o partido em Mato Grosso”, afirmou Maluf.

    Encontro

Maluf levou a Guerra a proposta de organizar um encontro nacional de deputados estaduais do PSDB. O presidente nacional aprovou a ideia e já o designou para que articule uma comissão organizadora do evento. “Ele me pediu para arregimentar mais cinco deputados de outros estados para formar essa comissão. O objetivo do encontro é consolidar as teses partidárias e recuperar o poder legislativo estadual”, acrescentou.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63424/visualizar/