Exponop: Embrapa monta estande para apresentar tecnologias em Sinop
Tecnologias, produtos e serviços desenvolvidos por sete unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) serão apresentadas durante a Exponop, que começa neste sábado. O estande funcionará todas as noites possibilitando ao público conhecer desde cultivares de grãos, forrageiras e de algodão até os sistemas de produção integrados.
Conforme assessoria, a Embrapa Agrossilvipastoril, de Mato Grosso, apresentará os trabalhos que estão em desenvolvendo no Estado, como a capacitação continuada de técnicos da cadeia produtiva do leite. Será apresentado ainda os projetos e a linha de pesquisa trabalhados a partir da inauguração de sede, prevista para o segundo semestre.
A unidade Arroz e Feijão destacará as principais cultivares de arroz e feijão recomendadas para o Estado. Os visitantes poderão obter informações sobre as cultivares de arroz de terras altas BRS Primavera, BRS Monarca, BRS Pepita e BRS Sertaneja. Em relação ao feijão, destacam-se seis variedades. Três delas são do grupo comercial carioca (BRS Estilo, BRS Pontal e BRS Requinte) e as demais são do tipo preto (BRS Esplendor, BRS Campeiro e BRS 7762 Supremo).
A Embrapa Transferência de Tecnologia disponibilizará para os visitantes informações sobre três cultivares de feijão-caupi, a BRS Marataoã, BRS Nova Era e BRS Guariba. A fruticultura também será contemplada no estande da empresa com a apresentação de diferentes cultivares de acerola, banana, caju e maracujá.
As pessoas que visitarem o estande da Embrapa na Exponop também poderão ter informações sobre diferentes cultivares de algodão recomendadas para regiões de cerrado. As variedades de algodão colorido desenvolvidas pela Embrapa Algodão também serão apresentadas.
No estande da Embrapa também será possível conhecer projetos de "Conservação de Recursos Genéticos e Biomas" e de "Energia Renovável a partir de Florestas Energéticas", desenvolvidos pela Embrapa Florestas. Localizada no Paraná, esta Unidade já mantém pesquisador em Mato Grosso para o desenvolvimento de trabalhos na região de transição entre os biomas Amazônia e Cerrado.
A Embrapa Gado de Corte apresentará suas tecnologias, além de abordar o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA), a unidade disponibilizará para os visitantesinformações sobre cultivares de forrageiras (Marandu, Piatã, Xaraés, Mombaça, Tanzânia e Massai) e de leguminosas (Estilozante Campo Grande).
Já a Embrapa Milho e Sorgo, por sua vez, apresentará tecnologias desenvolvidas para o controle biológico de pragas na cultura do milho. Entre elas está o Baculovírus, que é um vírus que age sobre outros insetos, como a lagarta-do-cartucho, e o Trichogramma, uma vespa minúscula que põe seus ovos dentro dos ovos de outros insetos.
Além das tecnologias, a empresa participará do 5º Simpósio Regional de Agronegócios, entre os dias 6 a 8. Entre os temas a serem discutidos estão o programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC), a morte das pastagens e as boas práticas agropecuárias.
Já na quarta-feira (8), o dia de campo da "Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: Produções de Safrinha", coordenado pela Embrapa Arroz e Feijão, marcará o encerramento do Simpósio. Em cinco estações, pesquisadores e convidados apresentarão aos participantes os primeiros resultados técnicos e econômicos de experimentos de integração, as projeções futuras para o sistema, implantação e condução do componente florestal, cuidados com a alimentação animal, disponibilidade de cultivares de soja BRS, entre outros assuntos.
A feira começa sábado e deve reunir aproximadamente 170 expositores. A expectativa, conforme Só Notícias informou, é que 25 mil pessoas visitem, por noite, a Exponop. Até dia 12, o público poderá acompanhar atrações como leilões, parque de diversão, simpósios, rodeios, além dos shows nacionais como Amado Batista (4), da equipe de Joaninha freestyle show (8), Bonde do Forro (9), Michel Teló (10) e Bruno e Marrone (11).
Comentários