Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 11:14
Por: Lucas Bólico

    Imprimir


O estado de Mato Grosso lidera o ranking de assassinatos por conflitos agrários no Centro Oeste, de acordo com levantamento feito pelo Setor de Documentação da Comissão Pastoral da Terra desde o meio da década de 1980 até 2010.

De um total de 171 mortes registradas na região, 115 aconteceram em terras mato-grossenses, o que corresponde a 67,25% do número de assassinatos. Já na listagem nacional, Mato Grosso ocupa a terceira posição, atrás apenas do Pará e Maranhão.

Líder absoluto, o Pará amarga a preocupante marca de 621 assassinatos por conflitos agrários. Bem atrás, o Maranhão soma 125 mortes no campo, apenas dez a frente de Mato Grosso. O sexto e último colocado na lista é o estado de Rondônia, com 72 mortes.

A discussão sobre as execuções no campo foram reabertas com os recentes assassinatos de camponeses que se opunham ao desmatamento ilegal e denunciavam a prática. Um deles foi o agricultor de Rondônia Adelino Ramos, líder do Movimento Camponês Corumbiara, um dos movimentos sócias agrários mais radicais do país.

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63407/visualizar/