Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 04 de Junho de 2011 às 18:12

    Imprimir


As crianças da escola municipal Elízio Ramirez Vieira, em Campo Grande, tiveram um sábado diferente. Os alunos colocaram a mão na massa e aprenderam como se faz uma muda e se planta uma árvore. A escola, que possui uma área de preservação ambiental, investe no aprendizado dentro e fora da sala de aula. Veja galeria de fotos

O projeto, segundo a diretora Maria Neuza dos Santos, visa conscientizar as crianças para a importância de preservar o meio ambiente desde cedo.

Em parceria com o Amigos da Escola e da Rede Matrogrossense de Televisão, a escola plantou em 2009 cerca de 200 mudas de várias espécies. “Nós ensinamos a eles como preservar as nascentes do rio e conviver com a vida animal, queremos transformar a escola em um laboratório de educação ambiental”, afirma a diretora.

No projeto participam crianças de várias idades. “Eu gosto de plantar árvore, ajuda todo o mundo”, explicou Fernanda Lima, de 6 anos. A professora de Ciências, Maria Aparecida Gonçalves afirma que a inciativa deu certo. “Ter o contato com a natureza é o mais importante, o que eles aprendem na sala eles podem ver na prática. Agora eles respeitam as menores formas de vida, desde uma formiga até uma grande árvore”, explica a professora.

Outro animado em sujar as mãos de terra é o Fred Eduardo de 11 anos, “É a primeira vez que eu planto uma árvore na escola, e estou muito feliz por poder participar”.

A visitação na área de preservação acontece a partir do momento em que os alunos iniciam a vida escolar. O professor de educação física, Reginaldo Tadeu Fundador, explica que todas as disciplinas se envolvem no processo de conscientização. “As crianças visitam esse espaço desde a pré-escola, eles adoram o contato com a natureza, existem colégios que não possuem 1 m² de terra e nós somos privilegiados por ter todo esse verde por aqui”, afirma o professor.

Além do plantio de árvores, a escola realizou em 2009 o projeto Horta. Izabelli Segovia, de 12 anos, não se esquece da experiência. “Eu plantei alface na horta e foi muito legal, agora plantando as árvores eu fico feliz porque no futuro vão ter muitas árvores”, afirma a estudante.
 
 





Fonte: Do G1 MS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63281/visualizar/