Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 05 de Junho de 2011 às 09:15
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Em meio às cobranças para que o Congresso Nacional aprove as novas regras para a emancipação de distritos, o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM) Meraldo Sá (PR) vê com preocupação a divisão de cidades e orçamentos, pedindo cautela. Hoje pelo menos 20 distritos querem se separar das sedes. “Eu ainda não quis entrar nessa discussão, já que temos muita dificuldade. É necessário ver caso a caso”, pondera Meraldo.

O presidente da AMM ressalta que, para ele, ao emancipar um distrito é necessário fazer um estudo detalhado sobre a economia, orçamento e potencialidade de crescimento. Lembra que existem algumas cidades que já são muito pobres, por isso, uma divisão seria ainda mais prejudicial. O debate em torno do assunto e a cobrança para que os estados possam definir se vão ou não criar novas cidades é encabeçado pelo presidente da Assembleia, José Riva (PP).

Ele argumenta que Mato Grosso está em franco desenvolvimento, por isso precisa ter mais cidades, diferentemente de estados como Paraná e São Paulo, que durante os anos dividiu o seu território. Hoje existem 141 municípios no Estado. Riva reclama ainda da morosidade do Congresso Nacional em aprovar as novas regras que nortearam o assunto. Ele pondera que o tema é debatido, sem solução, há 10 anos.

Nessa semana, inclusive, lideranças de 20 cidades de Mato Grosso ingressaram com um mandado de injunção para que o Judiciário comunique aos parlamentares que ainda não existem regras para a criação de novas cidades. Também defendem a realização de plebiscitos para saber se a população quer ou não a emancipação dos distritos.

Distritos que querem ser emancipados:
Salto da Alegria, de Paranatinga
Capão Verde, de Alto Paraguai
Nova Fronteira, de Tabaporã
Nova Floresta, de Porto Alegre do Norte
Guariba, de Colniza
Nova União, de Cotriguaçu
Santa Clara do Monte Cristo, de Vila Bela
Rio Xingu, de Querência
União do Norte, de Peixoto de Azevedo
Espigão do Leste, São Félix do Araguaia
Novo Paraíso, de Ribeirão Cascalheira
Paranorte, de Juara
Boa Esperança do Norte, de Nova Ubitaran/Sorriso
Cardoso do Oeste, de Porto Esperidião
Santo Antônio da Fontoura, de São José do Xingu
Ouro Branco do Sul, de Itiquira
Conselvam, de Aripuanã
Japuranã, de Nova Bandeirantes
Veranopolis, de Confresa
Brianorte, de Nova Maringá





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/63246/visualizar/