Governo estuda criar Secretaria de Meio Ambiente no Nortão de MT
O governador Silval Barbosa (PMDB) se comprometeu a estudar a possibilidade de criar uma Secretaria Adjunta de Meio Ambiente, com base em Sinop, especificamente para atender empresários e produtores rurais das regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso – o que daria mais agilidade nas análises de licenciamentos ambientais para os empreendimentos das duas regiões. “O pleito é justo e a equipe de governo vai sim estudar essa implantação”, falou Silval em discurso no município.
Um dos articuladores para que o Nortão tenha a pasta adjunta é o deputado estadual licenciado Baiano Filho (PMDB). “Não é aceitável um empresário ter que se deslocar da região até a capital, três, quatro ou cinco vezes somente por causa de uma licença. Com a Secretaria Adjunta, isso será feito tudo aqui, gerando agilidade para o investidor”, falou, em entrevista ao Olhar Direto.
Baiano pontuou que a nova estrutura vai atender principalmente os pequenos empresários, já que toda a atividade exige licenciamento ambiental e, na maioria das vezes, eles defrontam-se com a burocracia e dispêndios com viagens a Cuiabá. “Veja bem, para instalar um pequeno depósito o micro empresário depende da morosidade dos trâmites da Sema, além de gastar recursos com seguidas idas à Cuiabá. Tudo fica mais fácil com um braço da Sema aqui”, comentou o deputado.
Porém, o peemedebista concorda que, licenciamentos ambientais de grandes empreendimentos no Nortão, devem ser criteriosamente analisados, mesmo com uma estrutura da Sema na região. “A secretaria deve ter corpo técnico para atender o grande empresário e produtor rural também, com os mesmos critérios atuais, porém, com mais rapidez”, finalizou.
Comentários