Prefeito de Arenápolis é alertado sobre resultados em políticas públicas
Na apreciação das contas anuais de Governo da Prefeitura de Arenápolis, o Tribunal de Contas de Mato Grosso emitiu parecer prévio favorável à aprovação das contas, na sessão plenária do dia 07 de maio.
No entanto, o relator do processo, conselheiro substituto Luiz Henrique Lima, alertou o prefeito Farid Tenório Santos sobre indicadores das políticas públicas em Saúde e Educação. “Constatei nos indicadores atuais em relação ao ano passado, uma sensível piora no índice de mortalidade infantil. Eu não imagino pior atestado de gestão para um dirigente político do que o fato de que na sua gestão ter aumentado o índice de mortalidade” destacou. Sobre a educação, Lima pontuou que “100% das escolas municipais apresentam médias inferiores à média brasileira nas provas da 4ª série”.
O parecer prévio favorável foi devido ao cumprimento dos aspectos constitucionais, legais, financeiros, contábeis e orçamentários. De acordo com o relator, o TCE está atento ao desempenho das políticas públicas.
O conselheiro Antonio Joaquim acrescentou que esta é uma questão relevante e que deverá ser materializada em breve a avaliação de que “não adianta gastar legalmente, se não melhorar a vida de ninguém”.
Comentários