Diamantino intensifica campanha da vacinação contra poliomielite
Embalada no sucesso da campanha de vacinação contra gripe, que bateu recorde nos últimos cinco anos atingindo 98,7%, agora a Prefeitura Municipal de Diamantino intensifica suas forças na campanha nacional de vacinação contra poliomielite que iniciou no dia 13 de junho.
Com o objetivo de vacinar as crianças de até cinco anos de idade, no sábado (18) será realizado o dia “D” da primeira etapa da campanha em todos os Postos de Saúde.
Já no domingo (19) o Mutirão da Cidadania na comunidade de Deciolândia também oferecerá vacinação.
“A poliomielite é uma doença que pode causar paralisia, diante dessa preocupação é importante as mães levarem seus filhos para serem vacinados”, explicou a bióloga, Michelle Nobile.
Com o intuito de lograr êxito máximo na vacinação, independente da distância, uma equipe permanece por 10 dias, desde o início da campanha, na zona rural do município.
A secretária municipal de Saúde, Gislene Aparecida de Souza ‘Gisa’, informou que na sexta-feira (17) haverá um pitstop de conscientização na avenida JPF Mendes às 16 horas, logo após ocorrerá uma carreata.
A segunda etapa será no dia 13 de agosto. Nesta data, os pais ou responsáveis devem levar as crianças novamente aos postos de vacinação, para a criança receber mais duas gotinhas contra a pólio. A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus) e a infecção se dá principalmente por via oral.
Comentários