Fórum Pró-Ferrovia tem apoio da OAB/MT
A Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso é uma das entidades integrantes do Fórum Pró-Ferrovia, que realizará na próxima segunda-feira (20 de junho) o Seminário “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro Oeste”. No evento será assinado o Termo de Compromisso que concretizará o início dos trabalhos para a chegada da Ferrovia Senador Vuolo até Cuiabá.
O presidente da OAB/MT, Cláudio Stábile Ribeiro, elogiou a iniciativa de se desenvolver um seminário no âmbito regional para debater os avanços que serão gerados para o Estado. Ele destacou que a instituição acompanhará os estudos e elaboração do projeto básico com vistas a prezar pela legalidade e transparência de todos os atos. As instituições que integram o Fórum são a FIEMT, a Câmara de Dirigentes Logistas de Cuiabá (CDL), o Conselho Regional de Contabilidade (Corecon/MT), UFMT, Aprosoja, Famato, Associação dos Empresários dos Distritos Industriais de Mato Grosso, Siduscon, Acrimat e outros.
Para o secretário-extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Antônio Vuolo, a participação da OAB/MT e das outras entidades, assim como da bancada federal do Estado, fortalece a concretização de um sonho iniciado há mais de 35 anos, com seu pai o Senador Vicente Vuolo. Conforme o secretário, o Termo de Compromisso será assinado entre o Governo do Estado, a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT) e a empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.
“A elaboração do projeto da Ferrovia no trecho Rondonópolis-Cuiabá é resultado dessa ação integrada, da vontade política e fruto de muito esforço dos setores produtivos. Ao long o dos anos, esses setores reivindicaram esse modal de transporte por entenderem que proporcionará desenvolvimento e novas oportunidades aos cidadãos, com mais indústrias, investimentos e empregos”, ressaltou.
A partir da assinatura do termo, durante cerca de 18 meses serão realizados os Estudos de Impactos Ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima), estudos de viabilidade econômica, ambiental e execução do projeto básico com definição do traçado. Francisco Vuolo explicou que em setembro a ferrovia será finalizada até a cidade de Itiquira, depois chegará a Rondonópolis por volta de dezembro de 2012. “O trecho até Cuiabá é de mais de 220 km e já estamos trabalhando com a possibilidade de propor mais dois trechos que seriam de Cuiabá até Santarém, no Pará, e da capital mato-grossense até Porto Velho”, observou.
O Seminário “Desenvolvimento e Ferrovias – Centro Oeste”, terá uma programação técnica no período matutino e a abertura solene prevista para 14h do dia 20 de junho, no auditório da Federação das Industrias de Mato Grosso (Fiemt). Confira abaixo a programação completa:
Programação
10h - Abertura dos Trabalhos
Presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias – Dep. Pedro Uczai
Reunião Técnica
Ministério dos Transportes, ANTT, Valec e ALL, Secretários de Transportes dos Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, ANTT, Valec e ALL, Parlamentares Estaduais e Federais e integrantes do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá.
12h - ALMOÇO
14h - ABERTURA SOLENE
Composição da mesa
Execução do Hino Nacional na “Viola de Cocho”
Assinatura do “Termo de Compromisso” entre o Governo do Estado de Mato Grosso, ANTT e Valec para elaboração dos Estudos e Projetos do Trecho da Ferrovia Senador Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá.
Pronunciamento do Governador do Estado, Silval Barbosa e demais autoridades.
15h
Painel “Diagnóstico e perspectiva da Região Centro-Oeste”
Ministério dos Tranportes
Marcelo P errupato, Secretário de Política Nacional de Transportes
ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre)
Noburo Ofugi, Superintendete de Serviços de Transporte de Cargas – Sugar.
Valec Engenharia, Construções e Ferrovias
José Francisco das Neves, Diretor Presidente
ALL (América Latina Logística)
Paulo Basilio, Diretor Presidente
16h
Deliberação da “Carta de Cuiabá - Ferrovias”
Moderadores:
Francisco Antônio Vuolo – Secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transpor tes (MT)
Wilson Cabral – Secretáio de Esado de Obras Públicas e de Transportes (MS)
Wilder Pedro de Moraes – Secretário de Estado de Infraestrutura (GO)
16h30
Encerramento
Comentários