TRE deve realizar retotalização de votos na sessão desta quinta-feira
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Rui Ramos Ribeiro, vai propor, no início da sessão desta quinta-feira, às 18h, a retotalização dos votos relativos ao cargo de deputado federal das eleições 2010, “tendo em vista a retratação efetivada pelo Colendo Tribunal Superior Eleitoral, relativamente ao Recurso Ordinário n. 169795”, expressou Rui Ramos, em edital publicado no Diário Eletrônico da Justiça Eleitoral.
A medida se dá por causa do aceite unânime do TSE, do recurso do ex-candidato Willian Dias (PTB), há alguns dias. Os 2.098 votos obtidos subjúdice na campanha passada deverão ser contados para a coligação Jonas Pinheiro (PSDB/DEM/PTB), elegendo o ex-prefeito de Sinop, Nilson Leitão (PSDB), e colocando o deputado Ságuas Moraes (PT) na condição de primeiro suplente da coligação PMDB, PR e PT.
Leitão espera a recontagem dos votos desde março, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pela não aplicabilidade da “Lei da Ficha Limpa” nas eleições do ano passado, já que ela foi publicada no mesmo ano da eleição - a Constituição Federal prevê que nenhuma Lei pode alterar o curso de eleição no prazo de um ano antes do pleito.
Confirmada a eleição do tucano e a suplência do petista, a bancada mato-grossense na Câmara dos Deputados passará a ter dois oposicionistas ao governo Dilma Roussef (PT) – Leitão e Júlio Campos (DEM).
Comentários