Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Junho de 2011 às 16:16
Por: Vivian Lessa

    Imprimir


O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, irá viajar para a Rússia para tentar resolver o problema dos embargos da carnes. Teoricamente, desde a quarta-feira (15), as indústrias brasileiras estão proibidas de exportar carnes de suínos, de aves e de bovinos para o país russo. A visita ainda não tem data programada, conta o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Pedro Nadaf.

De acordo com ele, o estado está empenhado para resolver o impasse que teve início no início do mês, com a divulgação das novas regras de mercado. “As exportações mato-grossenses podem ser prejudicadas se o embargo for mantido”. O secretário aponta que o Estado cumpriu todas as etapas de controle sanitário e não há problemas que justifiquem o embargo da Rússia em relação à importação da carne produzida em Mato Grosso.

Os embarques de carnes se destacam na pauta de exportação do Estado. Conforme dados da Sicme, somente no ano passado foram vendidas 63 mil toneladas de carne para a Rússia, o que equivale a US$ 220 milhões. Entre janeiro e abril deste ano o valor chegou a US$ 81 milhões.
Nesta semana, o governo federal enviou às autoridades sanitárias russas uma carta reiterando todas as medidas adotadas pelo Mapa no sentido de atender às normas da União Aduaneira.

A correspondência também encaminha o resultado das supervisões realizadas em todos os estabelecimentos exportadores de carnes auditados pela missão russa no período de 3 a 15 de abril, assim como a avaliação dos demais exportadores brasileiros. No documento ainda solicitação para que seja confirmada a reunião programada para a próxima semana em Moscou, oportunidade em que o governo brasileiro reapresentará todas as respostas às questões técnicas mencionadas na nota divulgada no site do Rosselkhoznadzor, do Ministério da Agricultura da Federação da Rússia.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/62448/visualizar/