Ussiel diz que conduta ética de advogado será apurada
O advogado Ussiel Tavares, que tem sido alvo de ataques por parte da defesa do delegado Marcos Pieroni, rebateu e alertou que a Ordem dos Advogados do Brasil – seccional de Mato Grosso (OAB-MT) irá analisar a conduta ética dos advogados que defendem os envolvidos no esquema de suposta farsa montada para provar que o juiz Leopoldino Marques do Amaral estaria vivo.
Questionado se seria aberto um procedimento administrativo contra Sebastião Monteiro, advogado de Pieroni, Ussiel preferiu não polemizar e apenas explicou que como foi nomeado pela OAB para acompanhar as investigações sobre a suposta farsa e também faz parte analisar a conduta ética dos advogados do caso.
“É objeto da investigação a ética dos advogados do caso e vamos analisar o comportamento deles. Eu respeito o Sebastião, acho ele um ótimo advogado e espero que tenha sido cumprido o Código de Ética”, declarou Ussiel em entrevista ao Olhar Direto.
Sobre a acusação feita por Monteiro de que Ussiel seria advogado de Marcos Peralta, tio da ex-escrevente Beatriz Árias e condenado por matar o juiz Leopoldino Marques do Amaral, Ussiel explicou que na época em que o magistrado foi assassinado, em 1999, era presidente da Ordem e foi nomeado pelo juiz federal Jefferson Schneider para representar o criminoso, na época foragido, numa oitiva da co-autora.
“O que está havendo é uma confusão. Eu não advoguei para Marcos Peralta. O que aconteceu é que numa audiência de depoimento da Beatriz Árias e na época o Peralta estava desaparecido e havia sido citado por edital e o juiz me nomeou defensor dativo dele, pois acompanhava o caso como presidente da Ordem e para evitar falha processual”, justificou Ussiel.
Monteiro chegou a pedir o afastamento de Ussiel do acompanhamento das investigações sobre a suposta farsa armada por Pieroni e Josino Guimarães Pereira, empresário que seria beneficiado pelo esquema, já que é acusado de mandar matar o juiz e deve ir ao Tribunal de Júri ainda este ano
Comentários