Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 16 de Outubro de 2013 às 09:05

    Imprimir


 Trabalhadores rurais sem-terra e assentados interditaram nesta quarta-feira (16) a ponte sobre o Rio Garças, na BR-070, em Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá. Esse é o terceiro dia de protesto do Movimento Unitário, que reúne cinco grupos aos quais os manifestantes fazem parte. Eles querem avanços nas negociações com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) acerca da pauta de reivindicações apresentada por eles.
 
Eles cobram mais assistência nos assentamos e infraestrutura. Já conseguiram alguns avanços durante reunião com a Superintendência Regional do Incra nesta terça-feira (15), porém, eles não foi significativo o suficiente para encerrar os protestos, conforme a representante da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Elizabete Flores, que compõe o movimento. O grupo deu prazo até esta quarta-feira para que o Incra apresente proposta para as demais reivindicações.
 
No entanto, a assessoria regional do Incra informou que para fazer qualquer proposta além das já apresentadas ao movimento é preciso autorização do direção nacional do órgão, mas garantiu que irá cumprir as propostas no prazo de 10 dias.
 
Na segunda-feira (14), primeiro dia de protesto, os manifestantes interditaram as BRs 364 e 070, em Rondonópolis e Cáceres, a 218 e 250 km da capital. No dia seguinte, bloquearam novamente trecho da BR-364 e, hoje, liberaram esses trechos das rodovias e fecharam outro trecho da 070, em Barra do Garças. Os bloqueios têm causado filas enormes de veículos e congestionamentos.
 
Um dos principais itens da pauta dos sem-terra e assentados é o assentamento imediato de 7.320 famílias que encontram-se acampadas, bem como a regularização de 20 áreas, além da retomada imediata de várias áreas da União. Eles também reivindicam investimentos em infraestrututura, bem como a recuperação e abertura de estradas, recuperação e construção de pontes ou manilhamento, abertura de poços artesianos e construção de redes de distribuição de água, rede de distribuição de energia do programa Luz Para Todos, do governo federal, além da construção de espaços de convivência, articulação de produção e comercialização nos assentamentos.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/6239/visualizar/