Performances ao vivo são foco de novo site de música
No entanto, os "fuçadores" profissionais enfrentam um obstáculo na imensidão da rede: encontrar bons registros de performances ao vivo de bandas pouco conhecidas. Talvez elas nem tenham feito sequer um show na vida. Mas não é pedir muito, é?
Paulo Batalha/Divulgação | ||
MC Criolo, um dos primeiros artistas brasileiros a ser documentado pelo site Noisey.com |
Nesse sentido, o Noisey, site lançado em março pela Vice em parceria com a Dell e a Intel, veio a calhar.
A plataforma mostra novos nomes da cena musical de mais de dez países a partir de minidocumentários, com cenas de shows, bastidores e entrevistas com o público.
"Essa energia do ao vivo você não encontra em nenhum outro momento do processo de criação do artista", avalia Tony Cebrian, diretor da Vice Brasil.
Em cada país há uma equipe responsável por tudo: da curadoria às filmagens e produção de conteúdo editorial -além dos vídeos (legendados), há fotos e textos, quase tudo compartilhável via Twitter e Facebook.
As produções mais recentes ficam espalhadas aleatoriamente na home e a navegação é lateral. Quem preferir pode buscar por país.
"O site foi desenvolvido em HTML5, dispensando o Flash, que deixa os sites mais pesados e que não é compatível com muitos tablets e celulares", explica Gabriel Klein, diretor criativo da Vice. Ainda em versão beta (de testes), o Noisey "definitivo" chega em julho, com um novo blog.
Lançado no Brasil em maio, com shows na Matilha Cultural, em São Paulo, o Noisey apresenta ao mundo o MC Criolo, a banda Holger e a cantora Maria Eugênia.
Documentários com Rincon Sapiência e MC P.A.P.O, autor do hit "Piriguete", estão em produção. "Acho que vou conquistar uma galera mais velha, mais ligada em cultura. Meu público hoje é bem teen", avalia P.A.P.O.
Comentários