Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 01:30

    Imprimir


Umberto Bossi, líder da Liga Norte, partido de extrema direita que integra a coalizão governista na Itália, lançou neste domingo, diante de milhares de seguidores, uma série de ultimatos ao premier Silvio Berlusconi para continuar apoiando-o, assegurando que a Liga Norte "pode dizer basta".

"A liderança de Berlusconi poderia acabar em 2013", data das próximas legislativas, disse Bossi, durante festa anual do seu partido, celebrada em Pontida, perto de Bérgamo (norte).

"Que Berlusconi não dê nada por feito, a Liga pode dizer basta", exclamou, perante seus partidários.

Entre suas exigências ao chefe de governo, Bossi pediu para "reduzir a pressão fiscal que superou os limites do suportável" e instou Berlusconi a poupar dinheiro, por exemplo, "pondo um fim às missões de paz" no exterior (Líbia, Afeganistão e Líbano).

O líder da Liga Norte, partido secessionista em sua origem, quando nasceu há 22 anos, exigiu a Berlusconi "reduzir o esbanjamento e os custos da política" em um país em que os salários dos parlamentares e as ajudas estatais aos partidos políticos estão entre os mais altos da Europa.

Bossi, que também exigiu a transferência de pelo menos quatro ministérios de Roma para o norte do país, excluiu, no entanto, romper imediatamente com "Il Cavaliere" e convocar eleições antecipadas, em um momento em que a coalizão governamental está agitada pelas derrotas recentes nas eleições municipais e em três referendos.

Berlusconi, que neste domingo visitou em Milão os soldados feridos nas guerras do Afeganistão e da Líbia, respondeu ao seu aliado dizendo que na próxima semana apresentará ao Parlamento um programa que "incluirá alguma de suas petições".

Minimizando as exigências de Bossi, Berlusconi considerou que a reunião de Pontida "confirmou que a aliança (no poder) não tem alternativa" e "a vontade (de Bossi) de continuar a legislatura". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/62115/visualizar/