Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 09:55

    Imprimir


O advogado Gustavo Paim, do Escritório Sebastião Monteiro Advogados Associados, anunciou que assumiu a defesa do vereador Gerson Frâncio (PSB), mais conhecido como Jaburu e que o mesmo ingressa ainda nesta  segunda-feira (20) pela manhã com um pedido de afastamento por 60 dias de suas atividades na Câmara Municipal de Sorriso (420 km ao norte de Cuiabá) como demonstração de que não teme ser investigado e está aberto a prestar todos os esclarecimentos necessários.
 
Gerson Frâncio (PSB), Chagas Abrantes (PR) e Roseane Marques Amorim (PR), todos vereadores de Sorriso foram presos na última quinta-feira (16) acusados de formação de quadrilha e concussão, juntamente com a esposa de Chagas Abrantes que é proprietária de um veículo de comunicação no município. Eles estariam achacando o prefeito Chicão Bedin (PMDB) para que votassem favoravelmente as contas do administrador municipal, que já havia obtido parecer favorável com recomendações por parte do Tribunal de Contas do Estado.
 
O TCE/MT julga duas contas por cada jurisdicionado. As contas de governo que dispõe sobre o cumprimento das exigências constitucionais como investimentos em educação, saúde entre outros itens e que obtém ou não o parecer prévio favorável ou contrário e é remetido a Câmara Municipal que então tem a palavra final.
 
Já a segunda votação, diz respeito às contas de gestão, quando são analisadas a qualidade dos investimentos e as metas estabelecidas pela própria gestão. Aqui as contas recebem um acórdão, decisão final do TCE/MT que só pode ser revista pela própria instituição ou pela Justiça. Em ambos os casos, as contas de Sorriso foram aprovadas.
 
“O meu cliente não tem receio das investigações e sabe que será provado que não tem qualquer participação neste tipo de ação se é que ela existiu”, disse o Gustavo Paim, assinalando que a licença do mandato de vereador é uma demonstração de que Gerson Frâncio, o Jaburu, não tem o que esconder. O advogado foi mais longe ao criticar a prisão, lembrando ser o mesmo vereador de segundo mandato, com endereço certo e com família no município, então a prisão não se justificaria, sendo apenas e tão somente uma demonstração de força das entidades da Justiça.
 
A Câmara Municipal de Sorriso, por uma decisão do presidente Luiz Fábio Marchioro (PDT) marcou uma sessão secreta para hoje a partir das 14h30 hs para discutir a situação que envolve o legislativo municipal, composto por 10 vereadores. Existe informações não confirmadas de que outros vereadores estariam sendo investigados, já que no meio de 10, apenas três não seriam suficientes para aprovar ou rejeitar as contas do prefeito Chicão Bedin.
 
A Operação Decoro executada pela Polícia Judiciária Civil com apoio da Polícia Militar, foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, coordenado pelo procurador Paulo Prado e depois de vários meses de investigações e gravações a mesma acabou deflagrada e agora corre contra o tempo para encerrar as investigações e oficialmente denunciar os envolvidos
 
A juíza Nilza Maria de Carvalho foi quem autorizou as escutas telefônicas e a prisão dos envolvidos e começa agora a analisar todas as provas para depois decidir já de posse da denúncia formulada qual será o destino das investigações.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/62079/visualizar/