Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 10:41
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


Cerca de 670 mil eleitores da região conhecida como Vale do Rio Cuiabá passarão até 2014 a estarem inseridos no sistema biométrico de votação da Justiça Eleitoral. Em 2012, por causa da exigüidade de tempo, somente os eleitores de Cuiabá, 382,2 mil estarão dentro do mesmo sistema que consiste na identificação digital e da face dos eleitores aptos a votarem, fechando ainda mais o cerco contra possíveis fraudes nas disputas eleitorais que já são mínimas depois da instituição da Urna Eletrônica que foi um projeto nascido em Mato Grosso e hoje uma realidade mundial.
 
O governador Silval Barbosa (PMDB) e o presidente do TRE/MT, desembargador Rui Ramos assinam nesta segunda-feira (20), às 10 horas na sede da Justiça Eleitoral um convênio onde o Estado cederá pessoal especializado para os serviços de cadastramento biométrico dos eleitores que é mais demorado por causa das exigências técnicas de inserção das 10 digitais de cada eleitor, além da fotografia, que serão os recursos inseridos na nova urna eletrônica que em 2012 será utilizada em Cuiabá e em 2014, ano da Copa do Mundo, nas 12 cidades do Vale do Rio Cuiabá.
 
“É um passo significativo que estamos dando”, disse o presidente do TRE/MT, assinalando que a Justiça Eleitoral investirá R$ 2,5 milhões neste programa que será fundamental em breve por causa de questões de segurança e da troca de informações entre o Ministério da Justiça e as Secretarias de Estado de Segurança Pública. “Nós da Justiça Eleitoral temos a capacidade de ter um banco de dados praticamente perfeito e que ajudará em muito a Justiça de uma maneira em geral e os Estados na troca de informações em busca de determinadas pessoas desaparecidas ou procuradas”, explicou o desembargador presidente.
 
Ele citou ainda o RIC – Registro de Identificação Civil, que será o banco de dados que daqui algum tempo evoluirá para que o Brasil adote o documento único, ou seja, apenas um documento por cada cidadão com um chip de computador contendo todas as informações necessárias tanto para ele, como para as autoridades de uma maneira em geral. “A partir da Justiça Eleitoral e dos sistemas desenvolvidos por ela, se terá um ordenamento de informações populacionais e pessoais de cada um que nunca foi atingido antes”, lembrou o desembargador Rui Ramos.
 
A expectativa é de que os trabalhos se iniciem em agosto próximo e estejam concluídos até abril. Depois de definidos os levantamentos e dos dados inseridos no RIC, as informações serão repassadas ao Banco de Dados do Tribunal Superior Eleitoral – TSE e posteriormente ao Ministério da Justiça.
 
Otimista, Rui Ramos acredita que até 2016 ou 2018, todos os eleitores de Mato Grosso deverão estar inseridos com seus dados na biometria da Justiça Eleitoral. 
 
O governador Silval Barbosa (PMDB) entusiasta da modernidade e da informática, lembrou que os dados serão importantes para Mato Grosso, que passará também a ter um controle mais efetivo de sua população e garantirá agilidade para que a Segurança Pública possa ganhar um reforço importante no combate a criminalidade e na busca de criminosos procurados pela Justiça.
 

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/62074/visualizar/