Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 19:42
Por: Nelson Alves - Colaboração

    Imprimir


O Poder Legislativo mais próximo do povo, ouvindo suas aspirações, reivindicações e questionamentos, bem como dando uma resposta rápida aos pleitos elencados pela comunidade, é um dos principais objetivos da Sessão Legislativa Itinerante instituída por iniciativa da atual presidência da Câmara, sob a vereadora Marina Salvador Gonçalves.
Uma vez por mês, todo o aparato da Casa de Leis é deslocado a um bairro ou comunidade e a Sessão Legislativa é realizada, dando voz e vez ao cidadão, que pode se expressar, opinar, questionar e cobrar, numa verdadeira lição de cidadania e democracia.

Na última terça-feira, 14, a estrutura foi deslocada para a comunidade rural e a escola Reinaldo Dutra Vilarinho, no assentamento Rio Branco se tornou por um dia, a sede da Câmara. O local foi escolhido por sua localização centralizada entre os assentamentos Riozinho, Vale do Sol (Paloma), Jatobá,  acampamento Uziel Pereira e demais propriedades rurais.
A resposta a proposta da Câmara foi positiva por parte daquela comunidade, na opinião da presidente da Câmara, vereadora Marina, tendo em vista que mais de 300 pessoas assistiram a sessão da Câmara.

Além dos vereadores Ana Leda, Ari Cândido, Florisvaldo Lopes, Anselmo Mânica, José Elias dos Santos e Rímer de Oliveira, participaram da Sessão, o padre José Maria, secretários Edson Noel
(Seder), José Benicio (Gabinete), primeira dama Maria José de Medeiros – Zezita (Assistência Social), Valdeci Gonçalves – Bradock (Meio Ambiente), diretora, professores, alunos, presidentes de Associações Comunitárias, empresários e membros da comunidade local.
Conforme disse a presidente Marina, a participação popular foi um dos pontos mais altos da Sessão. Oportunamente, padre José Maria, Débora Ferreira (representando a Unic), Valdeci Gonçalves, Edson Noel, empresário Antonio Valtair Flores (Mercado Iguaçu), professoras Edneide Araújo Silva (diretora) e Maria Edna Araujo, aluno Lucas Constâncio, representantes da comunidade, Germino Soares Coelho e Pedro Carlos fizeram uso da palavra, abordando temas de interesse da coletividade.

“Cada participação teve sua importância, seja pelo caráter informativo, bem como reivindicatório, haja vista que, todos buscam o melhor para as comunidades rurais”, disse a presidente, destacando assuntos como Fórum Regional de Segurança Pública, Projeto Rondon, implantação de um abatedouro de animais de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária, transporte escolar, Cadastro Ambiental Rural, licença para construção de tanque para piscicultura, distribuição de água potável, reformas de pontes e estradas, aumento no número de profissionais da saúde, ambulância, professores, atenção à pessoa idosa, questões ambientais, melhoria no sistema de telecomunicação, corte de novas terras para assentar os acampados do Assentamento Oziel Pereira e assistência para manter a família na zona rural, dentre outros assuntos pertinentes a oportunidade.

“Alcançamos a nossa meta que é levar a Câmara até as comunidades, ouvindo delas seus anseios e depois, buscar soluções. Houve amplo debate entre o povo e a vereança e um relatório será elaborado para a busca de soluções nos órgãos e departamentos pertinentes. A participação da população, dos empresários, das autoridades e evidentemente da vereança engrandeceu a Sessão”, citou a presidente Marina destacando que através da parceria com órgãos da administração municipal e prestadores de serviços foram realizados 60 procedimentos de aferição de pressão e teste de diabetes, 65 cortes de cabelos entre homens, mulheres e crianças e, emissão de 30 Carteiras de Pescador Amador. Oito pessoas usaram a palavra na tribuna e 85 reivindicações foram levantadas pela comunidade.

Marina também reconheceu e agradeceu a parceria da secretaria de Educação na cessão do ônibus, secretarias de Assistência Social Ação e de Saúde, profissionais do Salão Spazzio Hair (Lucy, Zefa e Diná) fazendo o corte gratuito de cabelo e departamento de Meio Ambiente.

RESULTADOS – Com relação ao matadouro, tema muito debatido entre vereadores e comunidade, a presidente da Câmara Marina citou que toda a edilidade concorda com a sua importância para o município. “Juntamente com o departamento do Meio Ambiente, através do Bradock já foi contactado um engenheiro sanitarista que já esteve no local, para cuidar dos enquadramentos da legislação vigente, bem como um engenheiro civil para tratar da construção civil”, disse ela.

SATISFEITA - Marina Gonçalves afirmou estar contente com o resultado das Sessões Itinerantes, afirmando que a população merece respeito e por isso quer oferecer o melhor da Câmara Municipal. “Estou contente com o resultado das Sessões e não esperava que fosse diferente porque acho que as autoridades do Município devem estar sempre próximas da população que defende”, enfatizou Marina.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61999/visualizar/