Chagas e Frâncio se afastam; Câmara decide o futuro de Roseane
Os vereadores por Sorriso Francisco das Chagas Abrantes (PR) e Gerson Luiz Frâncio (PSB), presos na última sexta (17) sob acusação de formação de quadrilha e concussão contra a prefeitura, protocolaram nesta segunda (20) os pedidos de afastamento da Câmara. Os requerimentos foram apresentados ao meio dia e deferidos pelo presidente da Casa, Luis Fabio Marchioro (PDT).
A situação da vereadora Roseane Marques de Amorim (PR), por sua vez, só deve ter uma solução nesta terça (21), quando os vereadores vão se reunir durante a tarde e, logo em seguida, abrir uma sessão extraordinária. Ela e a esposa de Chagas, Filomena Maria Alves do Nascimento Abrantes, também foram presas.
Apesar de já estar com os documentos do inquérito em mãos, Marchioro afirma que a sessão desta noite tratará apenas dos temas que já estavam na pauta antes das prisões. "São mais de mil páginas de processo", pondera. Os três parlamentares e Filomena são acusados de tentar extorquir dinheiro do prefeito Clomir Bedin, o Chicão (PMDB), do secretário de Indústria e Comércio, Santinho Augusto Salermo, e do procurador do Município, Zilton Mariano de Almeida, com chantagens.
Eles ameaçavam reprovar as contas da prefeitura referentes ao exercicío de 2009 e de instaurar uma CPI contra Chicão. Em troca, além de propinas que variavam de R$ 50 mil a R$ 500 mil, eles pediam cargos para parentes e outros favores, como beneficiamento em licitações e até mesmo consertos de carros. Os quatro foram presos em Sorriso e encaminhados à Polinter, em Cuiabá.
Comentários