Comércio demite mais em maio
Enquanto as indústrias obtêm crescimento no número de contratações, o saldo de empregos do comércio fecha maio negativo em 142, resultado de 9,313 demissões contra 9,171 admissões no período. No mesmo mês do ano anterior, o saldo foi positivo 308, resultado da contratação de 7,863 mil trabalhadores e o desligamento de 7,555 mil.
Movimento inverso é registrado do segmento de serviços, que de um saldo de 315 em maio de 2010 passou para 820 no quinto mês deste ano, um sinal de que os demitidos pelo setor de vendas é absorvido pelo setor. De acordo com o vice-presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Roberto Peron, está havendo uma inversão nos postos e que rede de serviços do turismo, como hotéis e restaurantes tem se destacado.
Com relação à redução no comércio, Peron afirma que não existe nenhum motivo pontual que justifique este registro, mas o fato de maio do ano passado ter registrado frente fria mais rigorosas fez com que o mercado fosse incrementado com a venda de casacos e artigos de inverno.
Um ponto levantado pelo economista Fabiano Fratta é que o comércio geralmente sente primeiro e de forma mais direta o impacto das medidas adotadas pelo governo para conter o crédito e consequentemente combater as altas na inflação. "Com menores vendas e um período que costuma não ser muito relevante para o setor, a tendência é haver mais demissões".
Serviços é o setor que possui o 2º maior saldo no acumulado do ano até maio, 5,905 mil admissões a mais do que demissões, ficando atrás somente dos empregos agropecuários, que acumula saldo de 7,939 mil. Segmento comercial possui um saldo de 3,796 mil trabalhadores admitidos a mais do que os desligados dos postos de trabalho, o 4º maior do Estado de Mato Grosso.
Brasil - No país os números do emprego estão menores que os registrados ano passado. O saldo acumulado do ano reduziu 15% no 5 primeiros meses deste ano em comparação com os 1,383 milhão de admissões a mais do que as demissões em 2010. Neste ano o saldo foi de 1,171 milhão de contratações a mais.
No mês foi registrada a redução na mesma proporção, de 15%. O saldo diminuiu de 298,04 mil em maio de 2010 para 252,06 mil em maio deste ano. Mesmo assim, o desempenho é o terceiro maior da série histórica do Caged, atrás somente do registrado em maio de 2004, quando foi de 291,8 mil.(LCM)
Comentários