Missão de MT vai à Rússia conquistar indústria bélica
Uma nova missão do governo do Estado embarca no próximo dia 1º de julho para a Rússia, onde o governador Silval Barbosa (PMDB) que deverá estar acompanhado pelo presidente da Agecopa, Eder Moraes, e pelo secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, visitam um potencial investidor que deseja montar uma fábrica de armamentos e equipamentos especiais para segurança.
A ideia é não apenas trazer a empresa que já vem negociando com o governo de Mato Grosso, através do secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Pedro Nadaf, eventuais incentivos fiscais, mas sim fazer do Estado uma indústria que revenda para todo o país e tenha equipamentos bélicos para serem utilizados no combate à criminalidade e principalmente na fronteira, onde existem 700 quilômetros de fronteiras secas e 233 km de água.
Em outubro de 2010, o governador Silval Barbosa se reuniu com representantes da companhia estatal russa Rosoboronexport, especializada em equipamentos e tecnologia de segurança, e foi apresentada proposta para instalação de uma indústria de veículo de uso militar no Estado. Eles pretendem fabricar veículos do tipo Gaz Tiger e Kamaz.
As negociações do governo de Mato Grosso com os russos teve início há três anos. Em outubro de 2007 uma comitiva chefiada pelo então governador Blairo Maggi, esteve em Moscou a fim de buscar novos mercados para o Estado, tanto junto às empresas privadas quanto a estatais.
Pecuária - Mesmo não estando prevista nenhuma conversa a respeito do embargo da carne suína mato-grossense para a Rússia, questão que está sendo tratada pelo vice-presidente da República, Michel Temmer, Silval Barbosa deverá procurar as autoridades russas para defender os interesses de Mato Grosso.
A Rússia é a maior compradora de carnes de Mato Grosso, que é o segundo item mais comercializado para exportações.
Comentários