População de Cáceres participa de audiência pública sobre queimadas
Em um período de um ano, o município de Cáceres apresentou um aumento de mais de 400% no número de focos de calor. Em 2009 foram registrados 789 focos. Já em 2010, esse número subiu para 3.327. Os dados foram apresentados durante a audiência pública ‘Queimadas e suas consequências na Saúde e no Meio Ambiente", promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE), Poder Judiciário e governo do Estado, no município. O evento faz parte do programa ‘MT Unido contra as Queimadas’ que conta com o apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Assembleia Legislativa.
De acordo com o promotor de Justiça que atua na Defesa do Meio Ambiente em Cáceres, André Luís de Almeida, em 2010, o município obteve a 24ª colocação no ranking das cidades que apresentaram maior número de focos de calor no Estado. “Não estamos entre os primeiros, mas o aumento do índice apresentado em 2010 foi surpreendente. A sensação que tivemos foi de que a cidade inteira estava pegando fogo. É necessária a união de esforços para evitarmos que isso ocorra novamente e prejudique mais uma vez a população”, afirmou ele.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), neste ano, o município já apresentou 77 focos de calor. Para o juiz de Direito Alex Nunes de Figueiredo, é preciso punir com rigor os responsáveis por esses crimes ambientais. “O Judiciário não medirá esforços para responsabilizar os culpados pelas queimadas. Acreditamos que essa iniciativa proporcionará grandes resultados e que nas próximas estatísticas o município apresente outra realidade”, enfatizou o magistrado, que atua na Comarca de Cáceres.
Durante a audiência pública, técnicos das Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema), Educação (Seduc) e Saúde (SES), bem como do Comitê Estadual de Gestão do Fogo apresentaram dados sobre as queimadas em Mato Grosso. Também participaram do evento o prefeito municipal Túlio Fontes, o auditor substituto de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Isaías Lopes, o diretor regional da Sema em Cáceres, Hélio Silva Maldonado, o presidente da Câmara Municipal de Cáceres, Antônio Salvador, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defensoria Pública, Ibama, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, escolas públicas e população em geral.
PROGRAMA - O programa "MT Unido contra as Queimadas" tem como objetivo fortalecer as ações de prevenção às queimadas e aos incêndios florestais em Mato Grosso de forma integrada, participativa e ordenada. A meta é atuar em todos os municípios do Estado até o ano de 2013, com ações preventivas voltadas para a orientação e sensibilização da população sobre as queimadas, com a realização de campanhas educacionais e audiências públicas.
As audiências públicas já foram promovidas em 12 cidades do Estado. No dia 4 de julho, será a vez da população de Chapada dos Guimarães participar do evento e discutir formas de combate às queimadas no município.
Comentários