Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 24 de Junho de 2011 às 11:53
Por: Débora Siqueira

    Imprimir


Por mês, uma média de 10 idosos são vítimas de golpes de empréstimos consignados em Rondonópolis, conforme o Conselho Municipal da Pessoa Idosa do município. Na Polícia Civil há pelo menos 20 inquéritos policiais sobre casos de estelionato contra pessoas com mais de 60 anos. Bancos, parentes e golpistas são os principais vilões dos velhinhos fazendo-os contrair dívidas e comprometendo até 40% do rendimento. Em alguns casos, até mesmo 100% da renda.

Conforme o presidente do conselho, Lindomar Lemes dos Santos (Panta), o que chama atenção é que até mesmos os bancos tem usado de má fé com idosos. “Eles ligam falando para a pessoa que tem dinheiro disponível na conta deles e liberam, mas não avisa de que se trata de financiamento em longo prazo. Um idoso nos procurou e 100% do salário dele foi comprometido entre empréstimos consignados e pessoal”.

Para combater a prática, o Procon tem ingressado com ações na justiça para devolução do dinheiros dos idosos. “Um juiz federal daqui já decidiu para que o INSS não descontasse mais o valor da aposentadoria de uma pessoa e ainda determinou que fosse transferida a conta do benefício à outra instituição financeira”, comentou Lindomar Santos.

Uma estelionatária se passava como membro do Conselho Municipal de Idosos para ganhar a confiança deles e fazê-los contrair empréstimos consignados. Com uma boa lábia, a golpista fazia com o que o idoso passasse uma procuração para ela realizar o saque das aposentadorias e do empréstimo consignado.

Outro golpe comum é quando os golpistas procuram o idoso dizendo que estão fazendo um cadastro para que o Governo Federal arque com 60% do custo dos remédios dele. Acreditando na promessa, eles passam toda documentação e dados bancários, possibilitando aos estelionatários clonarem o cartão.

3ª Conferência

O Conselho Municipal do Idoso de Rondonópolis promove de 28 a 30 de junho na sede da URAMB, a 3ª Conferência Municipal da Pessoa Idosa. Os temas que serão debatidos são Envelhecimento e Políticas de Estado; Pessoa Idosa: Protagonista da Conquista e Efetivação dos Seus Direitos; Fortalecimento e Integração dos Conselhos e Diretrizes Orçamentárias; Plano Integrado e Orçamento Público da União.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61691/visualizar/