Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Sexta - 24 de Junho de 2011 às 14:12
Por: Dhiego Maia

    Imprimir


Reprodução / TVCA
Presos são levados para pátio em revista na unidade prisional
Presos são levados para pátio em revista na unidade prisional
Depois do motim que terminou com as mortes de um agente prisional e de um reeducando, a Penitenciária Central do Estado, antigo Pascoal Ramos, em Cuiabá,  entrou no segundo dia de revistas. Agentes da Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam) estão vistoriando nesta sexta-feira (24) os raios quatro, cinco e os módulos de concreto e aço, onde estão presos mais de 800 homens. Ontem, os raios um, dois e três – considerados mais complexos, já foram vistoriados.

A varredura pretende localizar nas celas drogas, celulares e, principalmente, armas. Segundo o presidente do Sindicato dos Agentes Prisionais de Mato Grosso, João Batista Pereira, existem celas com freezer e televisores que são utilizados para fins criminosos. “Isso é uma regalia. Eles escondem celular e drogas nesses aparelhos”, afirma o representante dos agentes prisionais. A Polícia Militar deve repassar um balanço de tudo o que foi apreendido nos dois dias de revista.

A maior unidade prisional de Mato Grosso – Penitenciária Central do Estado, vive uma das maiores crises institucionais de sua história. Toda a cúpula administrativa pediu demissão e, agora, a Administração Penitenciária está à procura de técnicos para assumir a unidade. De acordo com informações do secretário adjunto de Justiça e Direitos Humanos, tenente-coronel José Antônio Chaves, o novo diretor interino deve ser definido até a próxima terça-feira (28). Chaves adiantou que, por lei, a prioridade no cargo é para alguém que já trabalha no sistema prisional.

Cobrando mais segurança durante o trabalho, os agentes prisionais pararam as atividades e as visitas na unidade chegaram a ser suspensas. A deste domingo (26) está mantida e dependerá do comportamento dos reeducandos. O comando da Penitenciária segue com o superintendente do Sistema Prisional, José Carlos de Freitas.

Transferência
A administração Penitenciária aguarda a decisão dos juízes das comarcas para onde os presos deverão ser levados. Ao todo, a Justiça determinou a transferência de 1.650 presos da Penitenciária Central. O Sistema Prisional apresentou um plano de transferência de 830 presos que deve ser feita aos poucos, de forma intercalada e sem data definida.

Outros 16 presos considerados de alta periculosidade da unidade prisional serão transferidos para presídios federais. Entre eles, estão os ex-policiais Hércules Araújo Agostinho e Célio Alves – condenados por crimes de pistolagem em Mato Grosso. O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) já se manifestou favorável às transferências, mas ainda não encontrou vaga no sistema. A Justiça Federal ainda precisa dar aval para que o processo de transferência dos presos mais perigosos aconteça.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61676/visualizar/