Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 07:43
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


Nesta segunda (27) os servidores da Empresa de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) analisam nova proposta do governo para equiparar o salário deles aos do Indea, além de melhorar a estrutura do órgão. A categoria promete realizar nova manifestação por melhores condições de trabalho e se reúne para debater a questão em assembleia-geral a ser realizadada às 14h.

Caso o impasse permaneça, o presidente da Assembleia José Riva se comprometeu em agendar uma reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB) na terça (28).

Em greve desde a semana passada, os servidores pedem até a “cabeça” do presidente da autarquia, Enock Alves dos Santos, e durante os protestos têm mandado o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, José Domingos Fraga (DEM) “chutar o balde”, deixando a pasta, por não encontrar condições de trabalho.

Numa das manifestações, eles colocaram vários baldes com produtos, em geral, produzidos por meio da agricultura familiar. O problema, segundo eles, é que o leite, a banana, o abacaxi e tantos outros produtos vêm de outros Estados, por falta de apoio em Mato Grosso. “Falta assistência técnica para eles se organizarem. Não conseguem agregar valores ao que produzem sozinhos, por isso, precisamos ajudá-los”, reforça o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Assistência Técnica Extensão Rural e Pesquisa de Mato Grosso (Sinterp), Gilmar Brunetto.

Para tanto, ele avalia que é necessário que o governo contrate mais funcionários e dê melhores condições de trabalho para os servidores. “Como não há esse trabalho, as famílias têm ptejuízos”, ressalta. Conforme a primeira proposta feita pelo secretário estadual de Administração, César Zílio, a equiparação do salário dos servidores do Indea com os da Empaer ocorreria em 4 anos, o que não foi aceito pela categoria. A Empaer tem 562 servidores, sendo 377 efetivos e 185 comissionados. O orçamento previsto para 2011 é de R$ 26 milhões.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61614/visualizar/