Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 12:26

    Imprimir


Os seis candidatos a diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO, em inglês) discursarão nesta tarde na 37ª conferência bienal da organização para resumir seus programas às vésperas da votação no domingo. Tudo indica que os pesos pesados, segundo fontes da FAO, são o ex-ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, e o especialista brasileiro em segurança alimentar, José Graziano da Silva, atual subdiretor do organismo.

 

 

A eleição ocorrerá a partir das 10h30 no horário (5h30 de Brasília) com votação secreta dos 191 países-membros da organização. O vencedor deve obter metade mais um dos votos e a posse está marcada para 1º de janeiro de 2012.

 

 

Moratinos (Madri, 1951) foi nomeado em 1987 subdiretor-geral para a África do Norte; quatro anos depois como diretor do Instituto de Cooperação com o Mundo Árabe (ICMA); em 1996 enviado especial da União Europeia para o Oriente Médio pelos ministros de Relações Exteriores da UE; e em 2004 foi nomeado ministro de Relações Exteriores da Espanha, cargo que exerceu até outubro de 2010.

 

 

O ex-ministro espanhol disse na sexta-feira que seu trunfo é o perfil diferenciado na comparação com os rivais porque vem "do setor político e diplomático" e acredita que tem "portanto, uma maior capacidade de interlocução e entendimento, de compreensão, de diálogo com os grandes atores internacionais que trabalha a FAO".

 

 

Já Graziano dedicou seus esforços desde 1977 a questões relacionadas ao desenvolvimento rural e a luta contra a fome. Em 2001, coordenou a criação do programa Fome Zero no Brasil, o que o levou a ser nomeado, em 2003, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva ministro extraordinário para a Segurança Alimentar e a Luta contra a Fome.

 

 

Com o programa em cinco anos conseguiu tirar dessa situação 24 milhões de pessoas, além de reduzir em 25% a desnutrição no Brasil. Em março de 2006 foi nomeado representante regional da FAO para a América Latina e Caribe e subdiretor-general da organização.

 

 

Os outros candidatos são o político austríaco Franz Fischler, o indonésio Indroyono Soesilo, o iraniano Mohammad Saeid Noori Naeini e o iraquiano Abdul-Latif Rashid.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61589/visualizar/