Hackers atacam site da SAD e governo investiga invasão
Os grupos de hackers voltaram os ataques para Mato Grosso e desta vez a vítima foi a Secretaria de Estado de Administração (SAD) que teve a página invadida. A ação foi assinada por “The Venom & LCK”. Ainda não se sabe que horas ocorreu o ataque, mas o site foi tirado do ar e está em manutenção.
Os hackers colocaram um foto da presidente Dilma Roussef (PT) mostrando o dedo e ao fundo a imagem de um homem metade máquina. De acordo com assessoria da SAD, o Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat) tenta resolver o problema e o site ficará fora por tempo indeterminado.
Em nota, a assessoria da SAD informou também que os técnicos do Cepromat tentam descobrir de que forma e por onde ocorreu o ataque dos hackers. Importante informar que nenhum sistema ou informações sofreu alterações. O ataque foi isolado, atingindo apenas a página principal do site.
Assim que forem levantadas as informações sobre o fato, como, por exemplo, a origem do ataque, as mesmas serão repassadas às autoridades competentes.
A onda de ataque de hackers começou nesta semana por um grupo denominado Fatal Error Crew que já tirou do ar o site da Presidência e de diversos ministérios. No twitter, o bando chegou a anunciar que as páginas de 500 prefeituras, espalhadas pelo Brasil, estavam fora do ar, dentre elas, cinco em Mato Grosso.
De acordo com informações do governo federal, o ataque às páginas da Presidência da República, Portal Brasil e da Receita na madrugada de quarta-feira (22) foi o maior já sofrido pela rede de computadores do governo brasileiro. De acordo com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o ataque - que não causou danos às informações disponíveis nas páginas - partiu de servidores localizados na Itália.
Um porta-voz dos hackers Lulz Security disse à BBC Brasil que o grupo tem como objetivo atacar os "que estão no topo" da sociedade a fim de obrigá-los a "descer do salto".
Comentários