Sobrinho de Jonas se articula e quer disputar sucessão de Galindo
O presidente do DEM de Cuiabá Antônio Pinheiro Espósito aposta na herança política deixada por seu tio, ex-senador Jonas Pinheiro (falecido em 2008) para conseguir viabilizar a sua candidatura à Prefeitura de Cuiabá. Durante as reuniões da legenda, ele tem manifestado o interesse em concorrer à sucessão de Chico Galindo, sob argumento de que é “filho do Coxipó”, região mais populosa da Capital.
“Ele pontua que 40% dos votos de Cuiabá estão no Coxipó e que tem chance de vencer”, revela o presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro. Antônio, que já disputou, sem sucesso, uma vaga na Câmara, pertence à família Pinheiro, que marcou posição na política a partir de Emanuel Pinheiro da Silva, que nas décadas de 1960 e 1970 foi deputado, presidente da Assembleia duas vezes e também federal.
Seu filho, Emanuel Pinheiro, hoje deputado estadual, inclusive, é o único do clã a ter mandato. A família também marcou posição na história política de Mato Grosso com o médico-veterinário Jonas Pinheiro, que foi deputado federal por 2 mandatos e um dos senadores mais votados no Estado. O filho dele com a ex-deputada federal Celcita Pinheiro, Giorgio Pinheiro também disputou uma vaga na Câmara, mas não obteve sucesso.
Recentemente, outro reprovado nas urnas foi o irmão de Jonas, Leôncio Pinheiro, que disputou uma vaga na Câmara Federal. Agora Antônio tenta ampliar o espaço político da família. “Ele foi contra a emancipação do Coxipó, busca a integração da Capital e entende que pode concorrer”, defende Oscar.
Comentários