Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 22:28

    Imprimir


 Uma árvore que estava condenada a cair em residências e atingir a rede de energia elétrica do município de Tangará da Serra, a 242 quilômetros de Cuiabá, por estar doente, ganhou outro destino pela arte.

O tronco do pinho-cuiabano - de 20 metros de altura e com 20 anos de existência, foi transformado em duas violas-de-cocho, que é um instrumento símbolo da cultura mato-grossense. A árvore estava localizada em uma área próxima ao bosque da cidade.

Da imaginação do artista plástico, Piter Spartalis, saiu os primeiros contornos da viola. “Nós não podíamos deixar esse pinho-cuiabano apodrecendo. Aqui estamos na tentativa de fazer uma viola-de-cocho para enfeitar o nosso bosque e alegrar as nossas crianças para difundir a cultura”, afirma.

Segundo o artista plástico, as duas violas-de-cocho vão representar duas danças típicas do estado: siriri e o cururu. “O artista tem que enxergar a arte dentro da matéria que ela está escondida”, explica o artista plástico. O pinho-cuiabano pode medir de 15 a 45 metros de altura. É uma árvore nativa em Mato Grosso e ideal para trabalhos artesanais.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61543/visualizar/