Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 16 de Outubro de 2013 às 19:53

    Imprimir


 A mancha avistada no mar de Camburi, na quinta-feira passada (10) foi causada pela proliferação de algas da espécie Neoseratium hircus. A afirmação é do professor do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Camilo Dias Júnior. Ele faz parte da equipe que analisou as amostras da água do local.As análises ainda não foram completamente concluídas, mas o professor afirmou que o crescimento dessa espécie está relacionado à presença de nutrientes provavelmente provenientes do canal de Camburi.
 
Isso, somado à luz solar intensa e à correnteza, favorece a proliferação das algas. As equipes da Ufes aguardam ainda a análise da quantidade de fósforo presente na água para identificar se esses nutrientes são provenientes de esgoto.
“Esse tipo de mancha é um fenômeno que já ocorreu outras vezes, decorrente da floração algal, popularmente conhecido como maré vermelha. Nessa época os dias são muito claros. Com muita luz e a baía sendo fechada os nutrientes ficam ali dentro. É algo esporádico e casual. A última vez que aconteceu foi há mais ou menos cinco anos”, disse.
 
O professor afirmou que as algas – que são de toxicidade baixa - não oferecem riscos as seres humanos, a menos que haja ingestão de água. O risco maior é para os peixes, devido à presença de espinhos que podem rasgar as brânquias. A intoxicação de peixes pode ocorrer quando a concentração delas é muito alta.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/6143/visualizar/