Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 12:10
Por: Ronaldo Couto

    Imprimir


A greve dos professores da rede estadual de Mato Grosso pode ser encerrada nesta segunda-feira (4) com uma assembleia geral prevista para acontecer no Colégio Presidente Médici, a partir das 15h.

O movimento começou a perder força em função de algumas cidades já estarem tendo aulas na rede estadual. É o caso de Nova Xavantina, a 650 km de Cuiabá, onde os estudanes já retornaram às atividades nesta segunda-feira (4).

Os professores de Nova Xavantina decidiram voltar às aulas hoje após uma assembleia realizada pela Sintep daquela cidade.

O presidente do Sintep de Nova Xavantina, Gilmar Bonfante, informou que a categoria decidiu voltar às aulas após votar um pedido Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que conclamou aos professores a voltarem às aulas sob pretexto de o governo do Estado atenderá a pauta de reivindicações até o final do mês. Outro motivo seria o atraso do calendário escolar. A greve em Mato Grosso da educação completará um mês na quarta-feira (6).

O presidente do Sintep de Barra do Garças, Omar Cirino, que está em Cuiabá para participar da assembleia geral dos profissionais da Educação, informou que o Sintep de Barra também tirou um indicativo favorável para o fim da greve e retorno às aulas na quarta-feira, todavia ele afirma que a categoria seguirá o que a maioria decidir.

Omar lamentou que os profissionais de Nova Xavantina tenham tomado essa decisão isoladamente que pode prejudicar o movimento grevista. Sobre a questão do calendário escolar, ele disse que nem tudo está perdido e que é possível extrapolar o ano civil para cumprimento do ano letivo, portanto terminar as aulas em 2012.

A greve foi considerada ilegal pela Justiça que determinou multas diárias de R$ 50 mil para o sindicato. Sobre a reposição das aulas, a Seduc baixou uma portaria proibindo que as escolas utilizem mais do que 10 dias do mês de julho para reposição justamente para não atrapalhar as férias do meio de ano.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61210/visualizar/