Prefeitos se reúnem com governador em exercício no Palácio Paiaguás
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, se reuniu com o governador em exercício, Chico Daltro e os prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento Vale do Rio Cuiabá no Palácio Paiagúas. Participaram também os secretários chefe da Casa Civil, José Esteves de Lacerda, o secretário de Cidades, Nico Baracat e o secretário de Transporte e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto. Eles trataram da situação dos municípios que não estão recebendo o apoio necessário do governo do Estado.
Chico Daltro recomendou aos prefeitos que preparem uma pauta com todos os itens já encaminhados anteriormente e as novas demandas que vão discutir com o governador Silval Barbosa, na próxima audiência, como parte do programa do Governo, consórcios e da AMM. Os prefeitos discutiram a possibilidade de um termo de cooperação técnica com o governo estadual, visando a assistência aos municípios.
Meraldo ressaltou que os consórcios estão prejudicados, não sendo atendidos pela Secretaria de infra-estrutura, com a liberação de emulsão asfáltica. Ele lembrou que nem mesmo o patrolamento foi feito e que a população continua cobrando dos gestores. “Já estamos na metade do ano e não vai demorar muito para iniciar o período de chuvas, o que agrava ainda mais a situação das estradas”, observou.
Outro assunto foi abordado na reunião pelos prefeitos foi a respeito da portaria do governo estadual, que determina o retorno em 30 dias dos servidores da Saúde que estão á disposição dos municípios. Meraldo argumentou que somente em Acorizal, tem quatro servidores na área de Saúde. “Se eles deixarem os serviços no município, não há como a prefeitura arcar com os serviços”, garantiu.
O prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro disse que seu município não tem estrutura suficiente para atender a população que mora no local e o movimento de turistas no final de semana em Chapada piora a situação na área de Sáude. “Temos uma população volante do final de semana e feriados. Além dos moradores da cidade, que necessitam dos serviços”, salientou.
O prefeito de Jangada, Veldecir Kemer afirmou que a insatisfação dos prefeitos é grande em relação a falta de cumprimento de metas por parte do Governo do Estado. “Os prefeitos não tem condições de arcar com os custos da Saúde e do setor de transporte no município”, disse ele.
O prefeito de Santo Antonio de Leverger, Hugo Padilha frisou que seu município não tem condições de arcar com as despesas em área que são do Estado. “Precisamos de mais atenção do Governo do Estado para resolver os problemas que afetam a população”, finalizou.
Comentários