Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Segunda - 04 de Julho de 2011 às 16:45

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), realizou sexta-feira (01.07) a sexta edição de monitoramento social em Mato Grosso. O evento aconteceu na cidade de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá) e reuniu os representantes municipais que compõem o polo da região.

De acordo com o levantamento realizado pela equipe técnica da Setecs-MT, cerca de 8% dos beneficiários dos Programas do Governo Federal estão localizados nas 13 cidades do entorno de Sinop. Boa parte dos municípios possuem grande desenvolvimento econômico e isso reflete o pequeno índice de beneficiários de programas como Bolsa Família.

Nova Mutum e Lucas do Rio Verde são as cidades que menos apresentam habitantes na linha de pobreza. Os dados são extraídos do comparativo entre o número total de moradores de cada um dos municípios e as informações do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).

Já os municípios de Santa Carmen e Nova Ubiratã apresentam cerca de 10% da sua população como beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda do Governo Federal. Um número relativamente alto em relação às demais cidades do polo, cujo percentual de pessoas assistidas pelo MDS não ultrapassa a casa dos 8%.

“A realidade desses 13 municípios demonstra o crescimento acelerado da região. Todavia, ainda existem algumas situações que precisam de ajustes para o cumprimento das diretrizes da Política Nacional de Assistência Social. O monitoramento é uma forma de avaliar o desenvolvimento das ações nos 141 municípios do Estado, numa gestão descentralizada e participativa”, disse o secretário adjunto de Assistência Social da Setecs-MT, José Rodrigues Rocha Júnior.

O polo regional de Sinop é composto pelos municípios de Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Santa Carmen, Santa Rita do Trivelato, Sorriso, Tapurah, União do Sul e Vera.

A reunião no município contou também com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social de Sinop, Ivone Latanzi e da presidente da Associação de Primeira-Damas de Mato Grosso, Alessandra Nicole, além de gestores da assistência social de todos os municípios que compõem o polo.


 
 





Fonte: Secom/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/61171/visualizar/