Leitão entrega documentos na Câmara e pode ser empossado nesta 5ª
O presidente estadual do PSDB, Nilson Leitão, está em Brasília para entregar a documentação necessária a fim de ser empossado na vaga ocupada até então pelo petista Ságuas Moraes. A tendência é de que ele assuma entre quarta (6) e quinta (7) desta semana, tendo em vista os ritos necessários antes da posse. “Apesar de eu estar com todos os documentos necessários desde novembro do ano passado, não sei se consigo assumir a vaga já na sessão desta terça (5)”, pontua.
Segundo o tucano, o TRE já comunicou à Câmara Federal a decisão do presidente do órgão, desembargador Rui Ramos, que extinguiu, sem resolução de mérito, a reclamação interposta pelo PT contra o relatório da retotalização dos votos das eleições 2010. Na oportunidade, Rui determinou a expedição do diploma a Leitão.
O ex-prefeito de Sinop tenta assumir a vaga desde o final do ano passado, quando o deputado federal licenciado, Pedro Henry (PP), responsável pela secretaria estadual de Saúde, conseguiu descongelar os votos no TSE. Com a decisão favorável ao progressista, o quadro de eleitos foi alterado. Na época, por uma pequena diferença, Leitão perdeu a cadeira para Ságuas.
Entretanto, após a decisão do STF de que os efeitos da lei da “Ficha Limpa” só valem para as próximas eleições, o tucano interpôs recurso pleiteando que os votos de Willian Dias (PTB), fossem inseridos no quociente eleitoral da coligação Jonas Pinheiro (PTB/PSDB/DEM). Assim como Henry, o petebista concorreu sob judice. O TSE acatou o recurso e determinou o descongelamento da votação de Willian, o que causou nova reviravolta no quadro de eleitos.
A retotalização foi feita pelo TRE em 16 deste mês, mas como o PT ingressou com a reclamação, Leitão teve que esperar mais alguns dias para conseguir o diploma e poder, enfim, ser empossado.
Comentários