A Associação de Tenistas Profisionais (ATP), responsável pela organização do circuito, do ranking e dos principais campeonatos masculinos, anunciou nesta terça-feira, por meio de seu Conselho Diretor, que irá aumentar as premiações de seus torneios a partir do ano que vem. Com a mudança, o total deve atingir, pela primeira vez na história, 90 milhões de dólares (aproximadamente R$ 139 milhões).
As premiações serão aumentadas gradativamente. Os eventos de nível Masters receberão 9% de variação, enquanto o ATP Finals, em Londres, que reúne os melhores do ano do circuito, terá nada menos que 30% de ajuste nos prêmios para os vencedores - de 5 milhões para 6,5 milhões de dólares (aproximadamente R$ 10,7 milhões).
"Estamos muito contentes por conseguirmos este acordo. Ele demonstra que o mercado por trás do circuito da ATP está mais forte do que nunca. Somos privilegiados por assistir a uma era de ouro do tênis profissional masculino e nada mais certo do que reconhecer e recompensar a qualidade e o empenho destes jogadores", declarou o presidente Adam Helfant.
Outra melhoria será no chamado ""bônus pool"", uma premiação adicional aos 12 melhores atletas da temporada em função de seus desempenhos no ano. De acordo com os patrocinadores, todos os reajustes são fruto do bom público, cada vez maior, presente nos eventos ATP.
É importante lembrar que os quatro Grand Slams do ano - Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos - não sofrem alterações por não serem organizados pela ATP, e sim pela Federação Internacional de Tênis (ITF).
Comentários