Alunos tramavam matar docente depois de terem tirado notas baixas
Unemat abre sindicância para apurar ameaça a professor
A Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) divulgou uma nota de esclarecimento na manhã desta terça-feira (5). A nota informa a abertura de uma sindicância para apurar a denúncia de que o professor Guilherme Augusto Nogueira estaria sendo ameaçado de morte pelos alunos.
O caso ocorreu no campus de Alta Floresta (803 km ao Norte de Cuiabá), conforme o MidiaNews já noticiou. Insatisfeitos com as notas baixas tiradas nas avaliações aplicadas pelo docente, um grupo de alunos planejava a morte do professor.
No sábado (2), o professor, que leciona no curso de Engenharia Florestal, registrou um boletim de ocorrência relatando as ameaças. Outro professor ouviu a conversa nos corredores da instituição e alertou o colega. Além do boletim de ocorrência, o professor comunicou a coordenadoria do curso, que repassou a denúncia para a Reitoria da universidade.
Veja na íntegra a nota de esclarecimento divulgada pela Unemat:
A UNEMAT lamenta profundamente que alguns acadêmicos tenham tomado medidas totalmente antidemocráticas e antissociais contra o professor Guilherme Augusto Nogueira, do departamento de Engenharia Florestal, campus de Alta Floresta, por discordar da avaliação de rendimento atribuída pelo docente.
No momento em que se solidariza com o professor, adianta que o Colegiado do Curso de Engenharia Florestal deve instaurar um processo de sindicância. Essa será a oportunidade para que os acadêmicos e também o professor envolvido sejam ouvidos para que os fatos sejam apurados e, se for o caso, as sanções previstas na normatização acadêmica, aplicadas.
A academia é um espaço democrático de construção do conhecimento em que as opiniões devem ser respeitadas no âmbito legal mesmo que sejam discordantes. A UNEMAT garante diferentes esferas de recurso para que os direitos de professores, alunos e servidores sejam respeitados.
Por fim, reafirmamos o compromisso da UNEMAT em trabalhar pelo desenvolvimento humano, científico, tecnológico e social, sempre respeitando a vida e o ser humano.
Comentários