Buscador chinês Baidu é líder de mercado
no país asiático (Foto: Reprodução)
A Microsoft e o buscador chinês Baidu, líder do mercado no país asiático, fecharam um acordo para oferecer aos internautas da China um serviço de busca em inglês, informou a companhia chinesa em comunicado.
Com o acordo, o Microsoft Bing, serviço de buscas da empresa de Bill Gates, procura ingressar em um mercado de difícil acesso para as multinacionais do setor, enquanto o Baidu, especializado até agora em serviços em chinês, avança em sua internacionalização, analisou a empresa chinesa.
O serviço será inaugurado este ano e procura atender às necessidades de profissionais e estudantes das grandes cidades da China, que diariamente fazem 10 milhões de buscas em inglês por meio do Baidu, assinalou seu presidente adjunto Zhang Dongchen. O Baidu monopoliza 83,6% das buscas na China, e se beneficiou, em 2010, da saída do Google do mercado chinês.
O Google continua a ser usado no país asiático por meio de outras versões, como a internacional e a de Hong Kong, mas sua parcela de uso entre os internautas chineses caiu de 35%, em 2009, para 19%, em 2010. Já o Bing ainda é relativamente desconhecido na China, e seus usuários chineses representam apenas 8,6% do total da Microsoft.
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