Antigo resort nazista é reconstruído como albergue gigante
Originalmente foi construído para ser o "maior hotel do mundo", com o plano de que se estendesse por 4,5 quilômetros ao longo de uma das melhores praias da Alemanha e com 10 mil quartos.
Mas nunca foi usado de fato como resort para o público em geral na época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) ou depois --foi utilizado apenas pelos militares.
Parte do programa nazista "Força pela Alegria", o objetivo do lugar era preparar até 20 mil cidadãos para a guerra por meio de "lazer organizado".
Arnd Wiegmann -12.jul.2005/Reuters | ||
Prédio construído originalmente pelos nazistas, que é adaptado como albergue |
O início da Segunda Guerra Mundial interrompeu sua construção em 1939, mas mesmo em sua versão incompleta foi um dos maiores projetos de construção nazista.
A abertura de uma das partes do edifício como albergue na última segunda-feira (4) levou ao entusiasmo de direitistas pela internet, enquanto outros pediram prudência para que o lugar demonstre sensibilidade com o passado.
Além de ser um local para lazer, espera-se que conduza o visitante pela história. Atualmente, há um processo local de montar um centro de documentação sobre seu passado nazista, soviético e como pertencente à Alemanha Oriental. A previsão é de inaugurar o centro em 2013.
Em 1944 e 1945, o prédio abrigou os que fugiam do Exército Vermelho; depois da guerra, os soviéticos o ocuparam, seguidos pelos militares da Alemanha Oriental.
Comentários