2 escolas são invadidas
Duas escolas foram invadidas por criminosos numa mesma noite na Capital. Em uma delas foram roubados 22 computadores, impressoras, televisor e até carne da merenda escolar. O vigilante foi mantido refém e os criminosos ficaram no local entre 22h e 2h. Usaram um caminhão para carregar os materiais e ainda avisaram que voltariam para buscar o restante, que ficou separado no pátio.
A Escola Municipal Constança Figueiredo Palma, "Dona Bem Bem", no Jardim Fortaleza, foi invadida por volta das 22h, quando o vigilante J.G., 50, foi rendido por 3 homens, um deles armado com revólver. Segundo a coordenadora pedagógica Francisca Dolores de Pinho, ele fechava o portão quando a última professora deixava a unidade. A princípio o trio queria amarrá-lo, mas acabou levando ele para a sala da direção, que é fechada por uma grade. Foi lá que foi mantido até que o grupo tivesse terminado de recolher todos os equipamentos. Segundo o vigilante, que não trabalha armado, além dos 3 primeiros criminosos, outros chegaram depois de serem chamados por celular. Ele acredita que o grupo tinha cerca de 7 assaltantes.
Ontem pela manhã, a direção aguardava a confecção do boletim de ocorrência para o pedido de perícia na escola. São cerca de 700 alunos que estudam na unidade em 3 turnos. De acordo com a coordenadora, a Secretaria Municipal de Educação já havia sido informada e garantiu que a não faltaria merenda para as crianças, que têm uma semana de aula.
Quanto aos computadores, são usados pelos alunos em diversos projetos e todas as séries e também por professores e pela direção. Todos os armários dos professores foram arrombados e o sofá da sala teve o tecido cortado. Os equipamentos da sala de informática foram instalados por técnicos do Ministério da Educação e são novos. Os criminosos tiveram cuidado para retirar os terminais sem danificá-los. Foram levados equipamentos para internet, câmeras fotográficas e o equipamento de som que seria utilizado na animação da "festa julina".
Trecharde - Outro alvo foi a Escola Estadual Augusto Trecharde Curvo, no Residencial Paiaguás. O vigilante ouviu o barulho dos invasores que arrebentaram a grade da janela da sala da direção e depois o vidro. Os armários foram revirados e 2 máquinas fotográficas, um notebook e o datashow foram levados. O prejuízo estimado da direção é de mais de R$ 5 mil. A escola atende 1.270 alunos em 2 turnos. Segundo a direção, o vigilante que não usa armas ficou em outra sala e acionou a Polícia Militar, que só chegou pela manhã. No local ainda havia manchas de sangue do ladrão que acabou se ferindo ao passar pela janela quebrada.
Comentários