Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Internacional
Domingo - 10 de Julho de 2011 às 08:44

    Imprimir


O Brasil anunciou formalmente o estabelecimento de relações diplomáticas com o Sudão do Sul, o mais novo país do mundo, que neste sábado se tornou independente do restante do Sudão.

Em comunicados divulgados neste sábado, o Itamaraty disse que "saúda a proclamação de independência", que se segue a um acordo de paz em 2005 e a um referendo popular, realizado no início deste ano, em que a maioria dos votantes decidiu pela separação entre norte e sul.

"O governo brasileiro reitera sua disposição em cooperar com a República do Sudão do Sul e de contribuir para seu desenvolvimento social e econômico sustentável", disse o Itamaraty.

"Ciente das questões ainda pendentes entre o novo país e a República do Sudão, o governo brasileiro manifesta confiança de que as partes possam superar suas diferenças por meio do entendimento e do diálogo e trabalhar de forma conjunta rumo à estabilidade e à prosperidade."

O novo país nasceu com festa neste sábado, e milhares de pessoas foram às ruas festejar a partir da meia-noite.

DESAFIOS

Mas o Sudão do Sul enfrenta também duríssimos desafios: além de já ser uma das nações mais pobres do mundo, tem ainda de resolver pendências com a República do Sudão, como o traçado de fronteira e a divisão de lucros obtidos com a venda do petróleo.

Escaramuças na região da divisa norte-sul --que concentra muitos dos poços petrolíferos do país-- têm sido comuns e ameaçam o processo de paz.

Os dois lados lutaram durante décadas, em guerras que deixaram estimados 1,5 milhão de mortos. Na tarde deste sábado, milhares de sul-sudaneses assistiram à bandeira do novo país ser hasteada, na capital Juba.

Salva Kiir assinou a Constituição e tomou posse como o presidente do país, em cerimônia acompanhada pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Ban Ki-moon, e pelo presidente do Sudão, Omar al Bashir, que felicitou seus "irmãos do sul pela independência". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/60569/visualizar/