Presidente da AMM visita São Félix do Araguaia
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Meraldo Figueiredo Sá, está visitando municípios da região Araguaia para divulgar os serviços da AMM. Ele defende uma proposta para o Araguaia através do fortalecimento dos consórcios intermunicipais da região, que, segundo ele, são um desafio para a atual gestão.
Na sua avaliação, um dos maiores problemas na região é a ligação asfáltica. “O Araguaia é o que tem menos ligação asfáltica. O governo do estado tem o compromisso de fazer a interligação entre os municípios da região”, salientou.
Outro assunto abordado por Meraldo foi a questão do ICMS. Ele anunciou a proposta da AMM para composição do ICMS para todos os municípios de Mato Grosso. Ele ressaltou que 50% dos municípios estão em dificuldades e citou como exemplo Bom Jesus do Araguaia e Canabrava do Norte. Devido às distâncias, os gestores têm dificuldades até de transportar uma pessoa doente, salvar uma vida. “Com uma melhor distribuição do ICMS, esses municípios poderão oferecer uma melhor qualidade de vida à população”, salientou. A nova proposta do ICMS vai contemplar os municípios com o menor índice IDH e os que apresentam menor índice de queimadas.
O prefeito de São Félix do Araguaia e vice-presidente da AMM, Filemon Gomes Limoeiro, enalteceu a presença de Meraldo na região e disse que a meta da nova diretoria é dar assistência aos municípios. “Visitar e conhecer os problemas que afetam as regiões é um compromisso do presidente e de sua diretoria”, observou.
Filemon disse ainda que vem realizando a temporada de praia, sem qualquer apoio do governo do estado. Ele frisou que está investindo no turismo e com prioridade no desenvolvimento de um projeto voltado para o setor. Com a temporada de praia, o comércio local tem um incremento e os comerciantes estão satisfeitos com o evento. “A temporada de praia tem uma importância muito grande para a economia de nossa região”, afirmou.
São Félix do Araguaia tem um forte potencial turístico relacionado às suas belezas naturais, principalmente do rio Araguaia, e às manifestações culturais, tradicionais e indígenas. O festival de praia é uma referência regional de lazer e cultura para seus habitantes e visitantes, e já ocorre há 23 anos na cidade.
O evento se estende por três semanas em julho com atividades culturais, como apresentações musicais e cênicas, palestras, oficinas de artes, visando valorizar a diversidade cultural. Durante o evento é realizado o Festival Araguaia da Canção, que abre espaço para artistas novos e independentes divulgarem seus trabalhos.
Destaca-se como uma das principais atividades econômicas do município de São Félix do Araguaia a pecuária de cria, recria e corte. Na agricultura, o solo fértil permite o cultivo de inúmeras culturas, dentre as quais o arroz, feijão, milho, entre outras. A mandioca é outra cultura de destaque, além do turismo, que está em crescente evolução.
Comentários