Levantamento feito no site do Detran indica que o deputado distrital Chico Leite (PT) soma 47 pontos em sua carteira de habilitação. Foram 11 multas só nos últimos 12 meses.
De dezembro de 2008 para cá, há o registro 45 multas em um único carro do deputado distrital. Entre as infrações, dirigir falando ao celular e não usar o cinto de segurança. Mas a maior parte dos flagrantes foi por excesso de velocidade.
As pessoas que acumulam mais de 20 pontos estão sujeitas a processo administrativo que pode determinar até a suspensão do direito de dirigir
O veículo que recebeu o maior número de notificações é do distrital mesmo, como confirma declaração do Imposto de Renda do deputado, disponível no site da Câmara Legislativa.
O documento também aponta outro carro que pertence ao parlamentar. Esse segundo veículo tem uma multa de janeiro deste ano por avanço de sinal vermelho em Taguatinga - infração classificada como gravíssima, de sete pontos.
O deputado, que apóia a campanha "Paz no Trânsito", justificou: “Em campanha e no trabalho com as cidades, nós andamos muito, então, não é muito difícil ultrapassar a velocidade”, afirmou.
As multas foram todas pagas, mas o parlamentar disse que não sabia que tinha alcançado os 47 pontos. Disse também que quem dirige os carros com mais frequência são os motoristas dele.
“É bem possível que algumas delas, inclusive nos finais de semana, tenham sido causadas por mim. Estou inteiramente disposto a assumir como qualquer cidadão as minhas responsabilidades”, falou Chico Leite.
Mais de 20 pontos
De acordo com o Detran, 46,5 mil pessoas do DF têm 20 ou mais pontos na carteira . O departamento disse que vai notificar todas essas pessoas nos próximos 12 meses. Elas terão direito à defesa, mas se for comprovada a culpa, vão ter a habilitação suspensa.
O Detran afirma que esta semana contratou mais funcionários para o setor de análise de multas. Os motoristas com mais pontos e que estão há mais tempo na fila terão prioridade.
“A pessoa que cometeu infração em 2007, 2008 ou 2009 terá que responder pelo ato porque já existe no Detran a constatação de que ela expirou os 20 pontos permitidos por lei”, informou o diretor do Detran, José Alves Bezerra.
Enquanto houver recurso ao processo de suspensão da carteira no Detran, o motorista pode renovar a habilitação e até continuar dirigindo. Mas se tiver a carteira suspensa e for pego ao volante, o documento será cassado.
Comentários