Polícia boliviana destrói 100 laboratórios de cocaína
Fontes da procuradoria e da polícia indicaram à imprensa que esse é o resultado preliminar da operação que começou na sexta-feira e continua neste sábado na região de Santa Cruz de Yapacaní, vizinha da região cocaleira de Chapare do departamento de Cochabamba.
O chefe da Força Especial de Luta Contra o Narcotráfico de Santa Cruz, coronel Fernando Amurrio, indicou que as operações continuarão no fim de semana e dará um relatório na segunda-feira.
A promotoria de Santa Cruz informou que inicialmente que apenas 13 pessoas foram detidas pois outras pessoas envolvidas fugiram de suas casas quando viram os policiais que também confiscaram drogas e armas.
Os policiais assinalaram que a zona de Yapacaní "está infectada" pelo narcotráfico por sua vizinhança com o Chapare, a maior região produtora da planta de coca da Bolívia, onde estão as bases sindicais do presidente Evo Morales.
Na Bolívia, terceiro produtor mundial de cocaína atrás da Colômbia e Peru, se confiscaram mais de dez toneladas dessa droga no primeiro semestre de 2011 e foram capturadas nesse período mais de 1,6 mil pessoas por narcotráfico, a maioria peruanos e colombianos.
Comentários