Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Domingo - 17 de Julho de 2011 às 07:14
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Considerado uma indicação unânime dentro do DEM, o ex-deputado e ex-prefeito de Sinop, Dilceu Dal Bosco, pode abrir mão da presidência do partido caso o deputado Gilmar Fabris insista em se candidatar ao cargo. Candidato derrotado a vice-governador, no último pleito, na chapa encabeçada pelo tucano Wilson Santos, Dilceu alega que tenta evitar um possível racha interno.

No entanto, ele já vem adiando a posse desde o ano passado, quando o mandato do atual presidente, Oscar Ribeiro, terminou. Os rumores são que Dilceu só aceitou a indicação por não haver mais ninguém interessado.

As ameaças de que Fabris se candidataria à presidência surgiram depois que Dilceu criticou a negociação do DEM com o governo Silval Barbosa (PMDB) para emplacar o deputado licenciado José Domingos Fraga na secretaria estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). Dilceu afirmou que não interveria, caso o secretário desistisse de permanecer na pasta. José Domingos estaria insatisfeito com a falta de recursos para prosseguir os trabalhos.

Dilceu foi um dos poucos democratas que não concordou em se unir à base aliada por acreditar que o partido poderia ser mal interpretado pelos eleitores. O DEM foi oposição durante a campanha eleitoral de 2010. A união com o grupo de Silval, após o pleito, visava um crescimento do espaço do partido no governo. Para tanto, o DEM reivindicava autonomia para nomear novos cargos dentro da Sedraf, o que não ocorreu.

Ao saber da possível desistência de José Domingos, Dilceu chegou a ironizar a negociação dizendo que a única "porteira fechada" que o partido conseguiu foi a do gabinete do secretário. Fabris, por sua vez, principal beneficiado com a aliança, visto que assumiu uma vaga na Assembleia com a posse de José Domingos no staff, acusa Dilceu de fomentar o possível rompimento por interesses pessoais.

Segundo ele, Dilceu estaria preocupado em ficar numa "saia-justa" e de, até mesmo, não poder disputar à Prefeitura de Sinop contra o atual gestor do município, Juarez Costa, que é filiado ao PMDB de Silval. Oficialmente, Dilceu afirma que a disputa seria interessante para o DEM.

A posse do novo presidente já está agendada para 20 de agosto, às 9h, na Assembleia. A gestão de Oscar, que preside o diretório desde 2007, terminou em 23 de novembro do ano passado.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59855/visualizar/