Em 2010, segundo a OAB, apenas 10% dos inscritos foram aprovados em Mato Grosso
Bacharéis fazem teste que tem alto índice de reprovação
Ainda sob o efeito negativo dos resultados de 2010 - no país, 90 instituições de ensino superior tiveram aprovação zero -, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realiza, neste domingo (17), o Exame da Ordem, do primeiro semestre do ano, denominado "2011.1". A partir das 14h, 2.916 bacharéis concorrerão na Cuiabá e em mais seis cidades do interior de Mato Grosso.
Realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Conselho Federal, atualmente, a prova é a principal ferramenta para se medir a qualidade do ensino no país e do graduado em Direito.
Conforme MidiaNews revelou, com base em informação da OAB-MT, a Faculdade para o Desenvolvimento do Estado do Pantanal Mato-Grossense (FAP) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas Sobral Pinto (Faiesp), que foi comprada pelo Grupo Iuni (Unic), recentemente, foram as únicas instituições do Estado a não terem nenhum aluno de Direito aprovado no exame da Ordem de 2010.
O resultado foi divulgado no último dia 5 e apontou outros 88 instituições de ensino superior com aprovação zero. São, no total, 94.357 bacharéis reprovados no Brasil em 2010. O Exame teve 106.891 mil ex-alunos inscritos.
Com o número de reprovações, isso significa que o índice de jovens que não têm direito de advogar é de 88,275%, um dos mais baixos da história, perdendo apenas para o ano anterior, quando de cada 10 inscritos, nove não passaram. A prova é realizada pela Fundação Getulio Vargas.
"O Exame da Ordem traça uma radiografia do ensino jurídico no país e das instituições de ensino. Além disso, contribui na própria defesa do consumidor, transmutado em aluno, que pode verificar se a faculdade que ele paga e estuda de fato tem qualidade para o investimento", disse o presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile.
Pelo lado das instituições, o presidente afirmou que se espera que o exame deste domingo sirva para que as faculdades comecem a se preocupar com o docente, oferecendo cursos de capacitação, possibilidade de doutoramento e melhoria da grade curricular.
"É necessário melhorar os estágios supervisionados, reduzir alunos por sala de aula e ter mais rigor no critério de avaliação também. As instituições de ensino jurídico não podem ficar entregando diplomas semestralmente, se preocupando apenas com números de alunos", avaliou.
A expectativa da Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso, de acordo com Stábile, é que os resultados deste ano também avancem em relação ao ano passado, quando90% dos bacharéis foram reprovados. O resultado deixou o Estado em penúltimo lugar na lista, "ganhando" apenas do Acre.
Mudanças
O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil aprovou, em junho passado, uma redução de 100 para 80 das questões de múltipla escolha para a prova objetiva (primeira fase), sendo exigido o mínimo de 50% de acertos para habilitação à prova prático-profissional (segunda fase).
A nova decisão institui também a possibilidade de inscrição e realização do exame por alunos do nono e décimo semestres dos cursos de Direito. A única condicionante, nesse caso, é que os alunos estejam cursando Direito em instituições de ensino credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC).
Locais das provas
Em Mato Grosso, sete cidades terão o exame da Ordem. Em Cuiabá, a prova será na Centro Universitário Cândido Rondon (Unirondon), na Avenida Beira-Rio, número 3001, nos blocos B, C e D.
Em Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), o exame será realizado na Associação Beneficente Providência Azul - Colégio Imaculada Conceição (CIC), na Praça Barão do Rio Branco, 131, Centro.
Em Barra do Garças (509 km ao Leste da Capital), a prova ocorre na Faculdades Cathedral de Ensino Superior de Barra do Garças, Bloco I, na Avenida Antônio Francisco Corets, s/n, Cidade Universitária.
Em Diamantino (208 km a Médio-Norte de Cuiabá), o exame será na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas (Uned), Bloco A, na Rua Rui Barbosa, número 535, Jardim Eldorado.
Em Rondonópolis (212 km ao Sul), será na Faculdade Anhanguera, na Avenida Ari Coelho, o 829, Cidade Salmen, realiza a prova.
Em Sinop (500 km ao Norte), o exame será na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na Avenida Alexandre Ferronato, 1.200, Setor Industrial.
E em Tangará da Serra (239 km a Médio-Norte de Cuiabá), a prova acontece na Escola Técnica Estadual de Tangará da Serra, Rua 28, 980-N, Vila Horizonte.
A prova objetiva do exame de Ordem será realizada no domingo (17), das 14h às 19h, horário de Brasília (DF). A segunda e última etapa será no dia 21 de agosto. Mais informações no endereço da OAB-MT: www.oabmt.org.br.
Comentários