Em 2010, Mato Grosso foi o estado com mais focos de incêndio no país. Flagrante foi feito em terreno que fica próximo do centro de Várzea Grande.
Internauta registra início de incêndio em terreno baldio em cidade de MT
Um internauta de Várzea Grande, que fica na região metropolitana de Cuiabá, registrou o início de um incêndio em um terreno baldio da cidade. No ano passado, Mato Grosso foi o estado com mais focos de incêndio no país e para evitar que isso aconteça novamente, o período proibitivo de queimadas começou mais cedo.
De acordo com Welyngton Carvalho, o flagrante foi feito às 16h e o terreno fica próximo da área central da cidade. “Pela imagem, parece que é uma região pouco habitada, mas fica a poucos metros da prefeitura de Várzea Grande”, explica. Ainda segundo o internauta, por conta da fumaça, ficou difícil de respirar e a visibilidade das ruas do bairro ficou reduzida.
Focos de calor
De 1º de janeiro a 13 julho de 2011 foram registrados 17.050 focos de calor no estado, totalizando 9.490 focos a menos do que no mesmo período do ano passado. No acumulado mensal, nos 13 primeiros dias de julho foram contabilizados 2.840 focos de calor, uma redução de 44% ante os 5.080 focos registrados em 2010. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) utilizou como base as informações registradas pelo satélite de referência, o NOAA 15.
Comentários