Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Domingo - 17 de Julho de 2011 às 09:59
Por: Gláucio Nogueira

    Imprimir


Após revista no corredor A da Ala D do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC), policiais militares encontraram 96 trouxinhas de maconha, 75 de cocaína e 4 porções maiores de maconha. O procedimento foi realizado no final da tarde desta sexta-feira (16) e faz parte do trabalho preventivo da PM de combate ao tráfico de drogas e posse de armas e celulares nas unidades prisionais do Estado.

O CRC abriga hoje 1.340 reeducandos, mas comporta apenas 470 vagas, quase 3 vezes menos. Com isso, em espaços projetados para abrigar 10 presos, mais de 30 chegam a dividir celas. O problema é o mesmo enfrentado em todas as unidades prisionais do Estado que possui 5.760 vagas, mas uma população carcerária da ordem de mais de 11,5 mil presos.

Agentes prisionais denunciam, diariamente, os problemas enfrentados no trato com os presos. Na semana passada, integrantes da Comissão de Direitos Humanos classificaram o CRC como uma bomba que pode explodir a qualquer momento. Além da superlotação, problemas estruturais, como a instalação elétrica e o esgoto, que corre a céu aberto, colocam em risco as pessoas do local. Faltam também assistência jurídica e médica adequada.

Recentemente, a PM realizou o mesmo procedimento na Penitenciária Central do Estado (PCE), 850 vagas e mais de 2,1 mil presos. Lá, encontrou, além de farta quantidade de droga, 59 aparelhos telefônicos e 79 armas artesanais, os "chuços", como aquele que, segundo o Instituto Médico Legal (IML), matou o agente prisional Wesley da Silva Santos, 24, na última rebelião em junho deste ano.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59833/visualizar/