Cinco pessoas morreram neste ano; em 2010, foram 54 mortes no mesmo período
Mato Grosso reduz 82% dos casos de dengue em 2011
O número de casos de dengue em Mato Grosso, de 1º de janeiro a 14 de julho, teve uma queda de 82% em relação ao mesmo período de 2010. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SMS).
Até agora, o Estado registrou 7.446 casos da doença. Desse total, 36 foram notificados como casos graves. Em relação ao número de mortes, o Estado contabilizou cinco, em cinco municípios diferentes, devido à picada do mosquito Aedes aegypti.
As cidades estão localizadas nas regiões Leste, em General Carneiro (442 km de Cuiabá); Sul, nos municípios de Pedra Preta (238 km da Capital), Torixoréu (560 km) e Ribeirãozinho (627 km) e Norte, em Colíder (650 kml).
Em 2010, na mesma época, haviam sido 40.292 casos de dengue em Mato Grosso e 54 mortes confirmadas. Cuiabá foi a campeã em números da doença o ano passado, com 3.824 pessoas. Em segundo lugar, Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá) foi notificada com 3.963 casos e, em seguida, Sinop com 2.953 casos e Várzea Grande, com 1.797.
Neste ano, Cuiabá voltou ao primeiro lugar, porém com 1.055 casos oficiais de dengue, sendo 16 de casos graves. Destes 16 casos graves, nove são residentes na Capital. Outros seis são residentes no interior do Estado (Tangará da Serra, Nova Brasilândia, Alto Paraguai, Guarantã do Norte, General Carneiro e Barra do Bugres) e um caso é de uma pessoa residente em Manaus (AM).
Segundo a Secretaria de Saúde, a queda brusca dos casos de dengue se deve, principalmente, a ações continuadas de monitoramento, entre elas campanhas ativas em todos os municípios de Mato Grosso.
Apesar disso, a baixa não significa redução nas ações, já que o mosquito funciona por ciclos e hoje o monitoramento é alto em relação ao novo sorotipo da dengue, o DEN 4. Ainda não houve casos no Estado, mas o alerta é máximo em todas as cidades.
As ações diferenciadas e também o número de mortes fez com que a sociedade se assustasse e percebesse mais os espaços a sua volta, cuidando para que o mosquito não se prolifere. A ação é contínua, conforme informou a pasta, por meio da assessoria.
Desde 2008, Mato Grosso já registrou 119 mortes pelo mosquito da dengue.
Medidas de prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do estado, que são: manter as caixas d"água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana.
Deve se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.
Comentários