Assembleia faz 106 sessões e diz ter mantido produtividade
Entre ao temas de maior preocupação no parlamento, o destaque é para a crise que assola os setores da Educação, Saúde, Segurança Pública e Infraestrutura de Mato Grosso que levou o presidente da AL, deputado José Riva (PP) a encampar a luta para solucionar o impasse. Em plenário, o problema da dependência química também marcou os debates neste semestre. Além de articular essas questões, Riva apresentou ao governo 379 indicações de melhorias para os municípios; 58 projetos de leis; mais de 03 projetos de leis complementares; 18 requerimentos e teve sancionadas 14 leis.
Dentre essas leis uma delas é a Lei 9.572 que dispõe sobre a obrigatoriedade das locadoras licenciarem e emplacarem seus veículos em Mato Grosso. E a 9.503, que cria a Política Estadual de Defesa da Cidadania nas áreas rurais. Outra conquista é a garantia na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de aumento no orçamento da Unemat, que terá 2,5% da Receita Corrente Líquida (RCL), para fazer investimentos em todos os campi existentes e instalar novos.
Avanço também no orçamento da Defensoria Pública, que atualmente passa por problemas estruturais, principalmente, com a falta de defensores em todo o estado. "Até certo ponto tivemos um semestre produtivo", avalia, ao citar que os avanços poderiam ser maiores com a ajuda do Executivo.
O trabalho transparente que a Assembleia Legislativa vem realizando, inclusive com a promoção de audiências públicas e inovação na transmissão das ações parlamentares, através da TV Assembleia e do novo site, lançado na quarta-feira (12.07) também marcaram os trabalhos do semestre. Além dos sites de relacionamentos onde a população poderá sugerir melhorias: Twitter, Facebook ou email.
Comentários