Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 18 de Julho de 2011 às 16:55
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Embora tenha "ensaiado" um certo bom humor e até conseguido provocar algumas risadas nas pessoas que acompanhavam a abertura do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, não escondeu a irritação com o dircurso do deputado federal Wellington Fagundes(PR).

O republicano defendeu o setor produtivo justificando a "fama" do Estado de ser um dos maiores dematadores do país com o argumento de também ser destaque como produtor agropecuário.

Ele ainda deu a entender que o desenvolvimento do Brasil passaria, necessariamente, por cima dos princípios ecológicos e afirmou ser árdua a missão de quem assume este ministério ou secretaria.

Isabella fez questão de enfatizar que o desenvolvimento jamais esteve do lado oposto ao da preservação ambiental. Ela deu como exemplo a necessidade de recursos hídricos e um solo rico em nutrientes para sustentar a prática da agricultura. A ministra ainda destacou que ferrovias e rodovias não precisam passar por áreas de mata virgem e afirmou haverem inúmeras formas de exploração sustentável das riquezas naturais. Para isso, segundo ela, é preciso que se desenvolva uma política específica. Isabella citou como exemplo a elaboração de um zoneamento socioeconômico. "Ser ministra do Meio Ambiente de um país como o Brasil não é um sacrifício, é uma honra", disparou.

Além da abertura do Fórum, Isabella assinou um convênio com o governador Silval Barbosa (PMDB) para permitir que famílias de assentados do Incra possam fazer o desmatamento legal de suas terras. Segundo o peemedebista, caberá ao Estado o levantamento das propriedades e a emissão dos títulos de posse, enquanto a União se responsabilizará por encaixar esses pequenos agricultores nos programas voltados ao setor. "Tenho certeza que com medidas assim esses produtores vão ter mais responsabilidade com essas áreas", avaliou Silval





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/59692/visualizar/